A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSOR

Autores

  • Fernanda da Costa Guimarães Carvalho
  • Elisabeth Donisete de Gois Sena

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Formação de Professor, Educação Pública

Resumo

O objetivo desse artigo é relatar as ações de extensão vivenciadas no projeto “Integrando Escola, Comunidade e Universidade” que teve como finalidade fomentar a formação permanente de professores em serviço a partir de ações pedagógicas, sociais, práticas dialógicas e reflexivas no cotidiano da escola, da comunidade, da sociedade, favorecendo uma nova dinâmica no ensino e aprendizagem. Nossa proposta metodológica foi a participativa e o debate crítico, por nos permitirem o estímulo à cooperação, ao comprometimento e à solidariedade, permeada de grandes ideias e sugestões. Nossos principais resultados foram a organização e vivência de Seminários, para alunos, gestores, professores, educadores populares e para os integrantes do movimento social. Acreditamos que as ações de extensão nos proporcionam reflexões significativas sobre a educação, sobre as práticas sociais e sobre os elementos da vida em sociedade favorecendo assim o entendimento de diversos conceitos e aprimorando as práticas educacionais nas instituições de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-08-11

Edição

Seção

Categoria I: Pesquisadores da Graduação e Pós-graduação