A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR SOBRE O USO DA HQs COMO RECURSO PEDAGÓGICO

  • FABIANA DOS SANTOS NASCIMENTO
  • ANTONIO CARLOS FONTES ATTA
  • TÂNIA MARIA HETKOWSKI
Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos, Pesquisa diagnóstica, Recurso didático, Projeto HQ/K-Lab

Resumo

Este trabalho apresenta e discute as etapas iniciais de constituição do Projeto HQ do K-Lab/GEOTEC à perspectiva de produção de HQs com propostas pedagógicas contextualizadas para aplicação nas escolas. Entre a ações introdutórias do projeto, detectamos a demanda e carência de informações sobre as concepções dos professore(a)s da Educação Básica a respeito do uso das HQs como recurso didático. Essa ausência de informações estimulou o grupo de pesquisadores do projeto a buscar respostas para a seguinte pergunta: qual a percepção dos professore(a)s da Educação Básica, especificamente aqueles que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, sobre o uso das HQs como gênero textual e recurso pedagógico em suas práticas cotidianas em sala de aula? A metodologia de investigação adotada foi a pesquisa diagnóstica, usando como instrumento um questionário operacionalizado em plataforma digital. Ficou evidenciado ao final desta etapa investigativa que: há uma compreensão ampla dos docentes pesquisados sobre o potencial das HQs como recurso didático; a sua utilização não está restrita a um grupo reduzido de disciplinas; muitos deles já fazem uso das HQs em níveis distintos; há, portanto, espaço amplo para o desenvolvimento e aceitação prática de propostas como as do Projeto HQ nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-08-30
Métricas
  • Visualizações do Artigo 13
  • PDF downloads: 17
Seção
Categoria I: Pesquisadores da Graduação e Pós-graduação