A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR SOBRE O USO DA HQs COMO RECURSO PEDAGÓGICO
Palavras-chave:
Histórias em Quadrinhos, Pesquisa diagnóstica, Recurso didático, Projeto HQ/K-LabResumo
Este trabalho apresenta e discute as etapas iniciais de constituição do Projeto HQ do K-Lab/GEOTEC à perspectiva de produção de HQs com propostas pedagógicas contextualizadas para aplicação nas escolas. Entre a ações introdutórias do projeto, detectamos a demanda e carência de informações sobre as concepções dos professore(a)s da Educação Básica a respeito do uso das HQs como recurso didático. Essa ausência de informações estimulou o grupo de pesquisadores do projeto a buscar respostas para a seguinte pergunta: qual a percepção dos professore(a)s da Educação Básica, especificamente aqueles que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, sobre o uso das HQs como gênero textual e recurso pedagógico em suas práticas cotidianas em sala de aula? A metodologia de investigação adotada foi a pesquisa diagnóstica, usando como instrumento um questionário operacionalizado em plataforma digital. Ficou evidenciado ao final desta etapa investigativa que: há uma compreensão ampla dos docentes pesquisados sobre o potencial das HQs como recurso didático; a sua utilização não está restrita a um grupo reduzido de disciplinas; muitos deles já fazem uso das HQs em níveis distintos; há, portanto, espaço amplo para o desenvolvimento e aceitação prática de propostas como as do Projeto HQ nas escolas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.