IMPACTOS FINANCEIROS DA COVID-19 NAS FAMÍLIAS DOS ESTUDANTES DO CPM- DENDEZEIROS
Palavras-chave:
Pandemia, Desemprego, Estudantes, Saúde MentalResumo
Esta pesquisa traz uma reflexão sobre os impactos financeiros nas famílias de estudantes do Colégio da Polícia Militar – Unidade Dendezeiros localizado no município de Salvador – Bahia, pertencente à rede pública do governo estadual, durante a pandemia da Covid 19, visando também refletir como foram afetadas pelo efeito desta. Salienta-se que grande parte das pessoas de um mesmo núcleo familiar perderam seus empregos, e por consequência, ficaram desprovidas de retorno monetário. Necessário se faz esclarecer que a pandemia gerou uma crise financeira mundial afetando os mais importantes empresários, o que os obrigou a recorrer para a demissão em massa, causando impactos às indústrias brasileiras, atingindo então, tais grupos onde ao se deparar com o desemprego não sabem como conseguir um novo, haja vista que nem sair à procura de um novo trabalho é possível, motivo até então do comércio se encontrar fechado e sem produção, sendo este, um ponto que reflete na saúde mental dos mencionados. Este estudo tem como objetivo analisar os impactos financeiros nas famílias de estudantes do CPM – Unidade Dendezeiros durante a pandemia da Covid-19, no CPM estudam estudantes oriundos das mais diversas classes sociais, a forma de ingresso é através de sorteio eletrônico, onde parte das vagas é destinada a servidores estaduais e outra parte é aberta a população em geral. Como objetivos específicos fazer uma reflexão, apoiada em Karl Marx, sobre a crise financeira; e analisar os impactos financeiros da pandemia nas famílias e como isto vem refletindo nos estudantes. Esta é uma pesquisa qualitativa, onde para alcançar os objetivos realizamos uma revisão de literatura e levantamento de dados (survey) para tanto foi utilizada a plataforma Google Forms para coletar os dados junto ao público alvo contendo questões objetivas e subjetivas, participando 70 estudantes do ensino médio. Onde 45,7% declararam fazer parte de famílias de baixa renda. Sendo que 38,9% declaram passar atualmente por dificuldades financeiras. A pesquisa ainda está em andamento, porém já obtivemos alguns dados preliminares que apontaram que 48,6% dos estudantes entrevistados registraram que alguém da sua família perdeu o emprego durante a Covid - 19 causando um impacto negativo direto no âmbito familiar. Deve-se ressaltar que este impacto ocorre não apenas no aspecto financeiro, mas também na saúde mental de toda a família. Nesta pesquisa o filósofo Karl Marx vem sendo utilizado na análise dos dados, umas das questões é que estes trabalhadores não possuíam a apropriação dos meios para produção dos bens. Portanto, refletindo com o atual momento presenciado, é possível perceber a fragilidade financeira que assola as famílias, mas que a pandemia só veio a agravar uma situação que já está crítica há muitos anos em nossa sociedade. Enfim, acrescentando que embora sem auxílio governamental, muitas famílias se aplicam a outros meios de sustentação, como o trabalho informal.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.