ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA OS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • LARISSA BRITO NASCIMENTO
  • KÁTIA SOANE SANTOS ARAÚJO

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Educação Básica, Aprendizagem

Resumo

Durante esse momento de pandemia, as escolas tiverem que se adequar as mudanças e a principal delas é o estudo remoto. Como estudante, observo que as aulas trouxeram grandes desafios, tanto para nós, quanto para os professores. Essa nova realidade, traz consigo um grande desenvolvimento para o ensino e por consequência, para a aprendizagem, impulsionando a construção de práticas inclusivas, além de trazer mais valorização para os docentes. Alguns pesquisadores, a exemplo das professoras Hetkowski, Nascimento e Araújo (2021), no texto “Emergency Remote Teaching (Ert): Reflexões sobre Trabalho Pedagógico e Uso das TIC Na Rede Pública Municipal”, ressaltam que a pedagogia flexível, as ferramentas de aprendizagem amigáveis e a facilitação eficaz online podem manter o aprendizado ininterrupto de milhões de alunos no surto da COVID-19. É notório, que a Educação Básica vivência uma realidade desafiadora imposta pelo ensino remoto, a professora Patrícia Moura, e gestora da Escola Municipal Governador Roberto Santos, na cidade de Salvador - Bahia, conta sobre a realidade na escola na qual ela atua - “São muitas as tentativas para aproximar os alunos da nossa escola. No início tivemos uma plataforma de aprendizagem, depois as aulas na TV, os blocos de atividades impressos e as redes sociais com propostas pedagógicas, no entanto, nesse momento, ainda percebo um distanciamento por grande parte dos alunos da aprendizagem real e significativa, isso é decorrente de diversos fatores que vão desde o material ao cognitivo. Assim, é possível dizer que precisamos andar muito para favorecer um ensino remoto de qualidade e igualitário”. Como estudante, identifico que a vivência descrita limita a aprendizagem, entretanto, identifico o ensino remoto mais favorável a aprendizagem que o presencial, exemplo: a facilidade em passar vídeos explicativos e cadernos de apoio que podem ser facilmente baixados para utilização em aula, esses e outros materiais nem sempre estão disponíveis para a utilização em aulas presenciais. Nesse sentido, essa proposição reflexiva de pesquisa tem como objetivo discutir sobre os desafios e possibilidades do ensino remoto no Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães do Município de Santa Terezinha – Bahia, visando compreender o problema apresentado, para tanto serão estudadas algumas referências que apresentem explicações sobre o tema. Para o conhecimento da realidade vivida serão feitas entrevistas com estudantes da Educação Básica com a finalidade de compreender as implicações do ensino remoto na vida dos jovens estudantes.

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Publicado

2021-08-30

Edição

Seção

Categoria II: Jovens Pesquisadores do Projeto da Rádio e da Educação Básica