O USO DO MENTIMETER COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO
Palavras-chave:
Recursos tecnológicos, Mentimeter, Ensino remotoResumo
Diante do cenário desafiador causado pela pandemia da COVID-19, o ensino presencial foi suspenso temporariamente e o ensino remoto emergencial ganhou destaque na área educacional. Com essa mudança, os professores precisaram refletir sobre a prática docente e estão buscando estratégias didáticas para tornar as aulas mais atrativas e menos cansativas para os estudantes, sendo que, os recursos tecnológicos digitais são aliados importantes nesse processo. Nesse sentido, o objetivo do presente relato de experiência é evidenciar o aplicativo Mentimeter como um recurso tecnológico digital potencializador da aprendizagem interativa no ensino remoto. São descritas atividades que ocorreram em novembro de 2020, em cinco turmas de Biologia do 1º ano do Ensino médio, sendo utilizado o Google meet para a realização das aulas síncronas e o Mentimeter para realizar as atividades síncronas. Os dados foram coletados e analisados por meio da observação direta e a partir de discussões e atividades que foram realizadas. No primeiro encontro foi realizada uma aula expositiva dialogada sobre a importância do cinema e foi apresentada uma lista de documentários para que os estudantes escolhessem um para assistir em um momento assíncrono. No segundo encontro, o aplicativo Mentimeter foi utilizado no começo da aula para realizar uma atividade interativa sobre os documentários assistidos e no fim da aula para verificar a importância das atividades realizadas. Considera-se que os recursos tecnológicos como o Mentimeter são capazes de auxiliar o professor no desenvolvimento de aulas interativas e tornam as aulas mais atrativas para os estudantes, potencializando o processo de ensino e aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.