O LUGAR DA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE REALIZADA NA ESTRUTURAÇÃO DO OBSERVATÓRIO REDE I-9
Palavras-chave:
Observatório, Inovação, Lugar da formação docenteResumo
Esse estudo se justifica pela motivação na análise de processos e ações que estruturam condições para a realização de práticas pedagógicas inovadoras em instituições públicas de ensino. A atuação inovadora do professor ou prática pedagógica inovadora parte da essência do lugar geograficamente vivido em movimento cíclico de busca, compreensão, consolidação, avaliação e reconhecimento do cotidiano escolar. O percurso formativo docente é uma ação intencional, que possibilita a reinvenção profissional mediante uma crítica revisitação epistemológica, política e social de práticas pedagógicas vividas e experienciadas. O lugar da formação docente é o lugar antropológico conceituado por Marc Augé como resultado de toda possibilidade de caracterização das relações que resultam na criação de identidade e de coletividade. O Observatório Rede i-9 é um ambiente digital criado coletivamente e apresenta-se como um entrelugar na formação docente de profissionais municipais, por uma estrutura e organização pensadas para despertar o(s) lugar(es) na ajuda à emancipação do pensar docente. Esse estudo tem como objetivo principal apresentar aspectos da relação existente entre o processo formativo continuado em serviço de docentes do ensino fundamental, anos iniciais, e a ocorrência de produção inovadora em suas práticas em espaços educativos, a partir da rede pública de ensino da cidade de Dias d’Ávila-Ba. A metodologia utilizada tem como base a netnografia ou etnografia virtual, por oportunizar estudos sobre comunidades, suas características, suas percepções, interpretações e dados de forma on-line. Entre os resultados diversos aspectos foram levantados como relevantes pelos docentes para reorganização dos processos formativos realizados no município. Na consideração desses aspectos o órgão/comissão responsável poderá proporcionar Encontros Formativos ou Processos Formativos de maneira mais motivadora na participação dos docentes; potencializadora de práticas pedagógicas com melhorias para as aprendizagens e com utilização de processos e ferramentas mais eficientes aos resultados.
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