O CAMINHO DIALÓGICO DO ENSINO REMOTO NA CONSTRUÇÃO DE AUTONOMIA EM TEMPO DE PANDEMIA
Resumo
O Brasil continua em 2021 sua batalha contra a COVID-19, que trouxe novos desafios, proliferação e milhares de mortes, ainda aliada ao desconhecimento de elementos para auxiliar em uma cura rápida e sua contenção. A ciência, a princípio orienta o uso de máscara, manter distanciamento social entre outras higienizações. O pânico nos toma, tremores existenciais. A ordem é fechar toda cadeia produtiva, inclusive a intelectual – as escolas. Diante deste quadro sombrio, justifica pensar em novas estratégias pedagógicas para que o fechamento da escola não traga danos maiores do que já se conhece especificamente na escola pública. A proposta aqui não é tratar dos aspectos econômicos da pandemia, mas dos seus impactos pedagógicos diante de mudanças em relação às escolas públicas com a introdução de aulas remotas, desafia-nos a traçar novas experiências formacionais em meio digital, novas pontes dialógicas para re-existir e não deixar que o paciente “escola pública” entre em colapso. O lócus da pesquisa é o Colégio Estadual da Polícia Militar – Dendezeiros, nas aulas remotas de Sociologia, no segundo ano do Ensino Médio com 10 alunos (as). O objetivo da pesquisa é identificar possibilidades formacionais para jovens da educação básica, no Ensino Médio, no cenário pandêmico, através da pedagogia do diálogo e do caminho interpretativo da fenomenologia. Nesta jornada os interlocutores serão o filósofo da hermenêutica alemã Hans-Georg-Gadamer e o pensador brasileiro da educação Paulo Freire, através do percurso metodológico da fenomenologia e da pedagogia do diálogo, com resultados positivos na construção da autonomia pelos estudantes na prática pedagógica das aulas remotas.
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