HQ/K-LAB: ASPECTOS PEDAGÓGICOS DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Palavras-chave:
História em Quadrinhos, Recurso Pedagógico, Ensino e aprendizagem de Matemática, Projeto HQ/K-LabResumo
Este resumo expandido apresenta a proposta do Grupo de Trabalho 2, intitulado Objetivos Pedagógicos, do Projeto de Pesquisa História em Quadrinhos – Projeto HQ/K-Lab, que teve início no ano de 2020 pelo Laboratório de Projetos, Processos Educacionais e Tecnológicos – K-Lab, que pertence ao Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tal projeto vem sendo desenvolvido pelos pesquisadores do K-Lab, com o objetivo de propor a HQ como recurso pedagógico a ser utilizado na sala de aula da Rede Pública de Educação da Bahia. A partir do estudo e pesquisa sobre histórias em quadrinhos e sua utilização em sala de aula foram selecionados os elementos para a construção de uma HQ Piloto, que parte do contexto do ensino e aprendizagem da Matemática, especificamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental II. Aqui apresentamos três aspectos que sustentam os objetivos pedagógicos do projeto: 1) a HQ como recurso pedagógico, ao apontar o potencial de uso da história em quadrinhos no processo de ensino aprendizagem; 2) O incentivo e acesso às HQs registrados em documentos das instâncias públicas; 3) A Matriz do exame SAEB como referência para a construção dos critérios de produção de conteúdo do projeto piloto. Para desenvolver a história em quadrinhos foram organizadas sessões de formação com profissionais especializados na temática; estudo e pesquisa sobre o cenário da HQ no Brasil e no mundo; uma pesquisa realizada junto aos professores da rede metropolitana de Salvador com o objetivo de mapear a compreensão, intenção e uso da história em quadrinhos como gênero textual presente na escola. O projeto está em andamento e os resultados sobre a definição do público, temática e detalhamento deste processo estão descritos neste texto.
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