GEOTECNOLOGIAS, ARTES E ESPAÇOS EDUCATIVOS: O REDEPUB E AS TRILHAS PEDAGÓGICAS ARTÍSTICAS DIGITAIS PERCEBIDAS NA ESCOLA ESTADUAL DONA JENNY GOMES

  • ITAYARA CUNHA D'SANTIAGO
  • TÂNIA MARIA HETKOWSKI
Palavras-chave: Geotecnologias, Manifestações Artísticas, Espaços Educativos

Resumo

Este projeto de pesquisa investiga o lugar de vivência dos alunos e as manifestações artísticas oriundas das interações entre os sujeitos nas dinâmicas da vida, possibilitando a compreensão dos fenômenos sociais que ocorrem sob a perspectiva cientifica da Educação. Assim, são as produções dos sujeitos que constituem elementos, pistas e movimentos para pensar uma educação que esteja além da institucionalidade, fazendo da transitoriedade comunitária um constante movimento de aprendizagem que não se encerra na sala de aula, mas a partir do olhar dos alunos às diversas manifestações artísticas constitutivas dos espaços educativos dotados de histórias, sentidos, valores e identidade. As Geotecnologias através da ação humana entrelaçam subjetividade, criatividade e imaginação na produção de insumos para o entendimento do lugar. Diante disso, tem o objetivo central de explorar as potencialidades das geotecnologias com os alunos do nono ano do fundamental II da Escola Estadual Jenny Gomes-Itapuã/Ba, na identificação, descrição e localização das manifestações artísticas que compõem o entorno da escola; Pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, seguindo os procedimentos da pesquisa de intervenção. O trabalho deixará um portfólio digital como legado comunitário, uma vez que serão difundidas as percepções dos alunos nas Trilhas Pedagógicas Artísticas. As manifestações artísticas serão pesquisadas e experimentadas utilizando as geotecnologias no entendimento do lugar para sistematizar e difundir as histórias e memórias dos espaços educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-08-30
Métricas
  • Visualizações do Artigo 23
  • PDF downloads: 9
Seção
Categoria I: Pesquisadores da Graduação e Pós-graduação