GEOTECNOLOGIAS, ARTES E ESPAÇOS EDUCATIVOS: O REDEPUB E AS TRILHAS PEDAGÓGICAS ARTÍSTICAS DIGITAIS PERCEBIDAS NA ESCOLA ESTADUAL DONA JENNY GOMES
Palavras-chave:
Geotecnologias, Manifestações Artísticas, Espaços EducativosResumo
Este projeto de pesquisa investiga o lugar de vivência dos alunos e as manifestações artísticas oriundas das interações entre os sujeitos nas dinâmicas da vida, possibilitando a compreensão dos fenômenos sociais que ocorrem sob a perspectiva cientifica da Educação. Assim, são as produções dos sujeitos que constituem elementos, pistas e movimentos para pensar uma educação que esteja além da institucionalidade, fazendo da transitoriedade comunitária um constante movimento de aprendizagem que não se encerra na sala de aula, mas a partir do olhar dos alunos às diversas manifestações artísticas constitutivas dos espaços educativos dotados de histórias, sentidos, valores e identidade. As Geotecnologias através da ação humana entrelaçam subjetividade, criatividade e imaginação na produção de insumos para o entendimento do lugar. Diante disso, tem o objetivo central de explorar as potencialidades das geotecnologias com os alunos do nono ano do fundamental II da Escola Estadual Jenny Gomes-Itapuã/Ba, na identificação, descrição e localização das manifestações artísticas que compõem o entorno da escola; Pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, seguindo os procedimentos da pesquisa de intervenção. O trabalho deixará um portfólio digital como legado comunitário, uma vez que serão difundidas as percepções dos alunos nas Trilhas Pedagógicas Artísticas. As manifestações artísticas serão pesquisadas e experimentadas utilizando as geotecnologias no entendimento do lugar para sistematizar e difundir as histórias e memórias dos espaços educativos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.