EAD: DIMENSÕES DO PROCESSO FORMATIVO DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Palavras-chave:
EAD, Licenciatura em Pedagogia, Processos FormativosResumo
A Educação a Distância - EAD é uma modalidade que demanda um olhar outro a respeito do processo formativo de seus estudantes, especialmente, quando tratamos das licenciaturas, afinal, estas têm como pilar o desenvolvimento da prática em espaços formais e não-formais de educação à atuação direta na Educação Básica. Nessa perspectiva, a licenciatura em Pedagogia deve formar seus futuros professores para a atuação em um contexto social extremamente complexo e, por isso, precisa abarcar em seu currículo, conhecimentos que ultrapassam o conteúdo e atingem as diversas reflexões acerca da educação em âmbito social, político, econômico e cultural. Este trabalho discute, brevemente, sobre os fundamentos constitutivos das propostas de Trabalho de Conclusão de Curso, da Licenciatura em Pedagogia EAD, da Universidade Federal da Bahia – UFBA, considerando aspectos críticos à formação dos seus estudantes, bem como visa refletir sobre os saberes-fazeres que compõem as vivências e as experiências do futuro educador, por meio do entrelaçamento dos conhecimentos produzidos nas áreas de: (a) Didática, currículo e avaliação; (b) Políticas públicas, tecnologias, gestão escolar e do trabalho pedagógico e (c); Diversidade, gênero e relações étnico-raciais, assim como os impactos destas na Educação Básica. A metodologia perpassa uma proposição reflexiva/discursiva, por meio de debates que possibilitaram pensar sobre essas áreas, suas relações com a prática docente e a importância da construção de TCC voltados a um pensamento crítico no que tange ao fazer educativo. Essas experiências geraram o “I Seminário de Estudantes de Pedagogia a Distância UFBA - EAD: Dimensões do Processo Formativo da Licenciatura em Pedagogia”.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.