DIRETIVAS PARA A DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS PEDAGÓGICOS PARA UM PROJETO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: RACIONAL SOBRE OS RESULTADOS DA PROVA BRASIL/SAEB

Autores

  • ANTONIO CARLOS FONTES ATTA
  • TÂNIA MARIA HETKOWSKI
  • GERUSA SOARES PINHEIRO

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, Prova Brasil, SAEB, Projeto HQ/K-Lab

Resumo

A definição de objetivos pedagógicos em um projeto de pesquisa voltado à Educação Básica é sempre uma tarefa desafiadora. Normalmente de ordem primária, essas definições costumam impactar todas as demais etapas do projeto. Este trabalho apresenta e discute o racional envolvido no estabelecimento de premissas aos objetivos pedagógicos para a fase inicial do Projeto HQ do K-Lab/GEOTEC. Tendo por esteio a matriz de referência e os descritores associados usados no Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, o trabalho apresenta e discute formas de tratar a base de dados de resultados da Prova Brasil – componente desse sistema de avaliação – no sentido de obter respostas à pergunta: que faixa de descritores da matriz de referência do SAEB para Matemática pode ser usada como base para subsidiar, juntamente com outras premissas, a definição de objetivos pedagógicos para a etapa inicial do Projeto HQ? A metodologia de pesquisa utilizada é mista, constituída por análise documental e tratamento estatístico dos microdados do SAEB 2019. Três modelos de análise são desenhados e, ao final, um deles é selecionado a partir do julgamento dos argumentos racionais que amparam cada uma das propostas. É demonstrado que o cenário que contribui mais expressivamente com os objetivos da fase atual do Projeto HQ é o que opera sobre os descritores associados aos níveis intermediários da escala de proficiências, usada para distribuir os resultados de desempenho dos estudantes no exame.

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Publicado

2021-08-30

Edição

Seção

Categoria I: Pesquisadores da Graduação e Pós-graduação