DIRETIVAS PARA A DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS PEDAGÓGICOS PARA UM PROJETO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: RACIONAL SOBRE OS RESULTADOS DA PROVA BRASIL/SAEB
Resumo
A definição de objetivos pedagógicos em um projeto de pesquisa voltado à Educação Básica é sempre uma tarefa desafiadora. Normalmente de ordem primária, essas definições costumam impactar todas as demais etapas do projeto. Este trabalho apresenta e discute o racional envolvido no estabelecimento de premissas aos objetivos pedagógicos para a fase inicial do Projeto HQ do K-Lab/GEOTEC. Tendo por esteio a matriz de referência e os descritores associados usados no Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, o trabalho apresenta e discute formas de tratar a base de dados de resultados da Prova Brasil – componente desse sistema de avaliação – no sentido de obter respostas à pergunta: que faixa de descritores da matriz de referência do SAEB para Matemática pode ser usada como base para subsidiar, juntamente com outras premissas, a definição de objetivos pedagógicos para a etapa inicial do Projeto HQ? A metodologia de pesquisa utilizada é mista, constituída por análise documental e tratamento estatístico dos microdados do SAEB 2019. Três modelos de análise são desenhados e, ao final, um deles é selecionado a partir do julgamento dos argumentos racionais que amparam cada uma das propostas. É demonstrado que o cenário que contribui mais expressivamente com os objetivos da fase atual do Projeto HQ é o que opera sobre os descritores associados aos níveis intermediários da escala de proficiências, usada para distribuir os resultados de desempenho dos estudantes no exame.
Downloads
- Visualizações do Artigo 41
- PDF downloads: 24

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.