DIRETIVAS PARA A DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS PEDAGÓGICOS PARA UM PROJETO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: RACIONAL SOBRE OS RESULTADOS DA PROVA BRASIL/SAEB
Palavras-chave:
Histórias em Quadrinhos, Prova Brasil, SAEB, Projeto HQ/K-LabResumo
A definição de objetivos pedagógicos em um projeto de pesquisa voltado à Educação Básica é sempre uma tarefa desafiadora. Normalmente de ordem primária, essas definições costumam impactar todas as demais etapas do projeto. Este trabalho apresenta e discute o racional envolvido no estabelecimento de premissas aos objetivos pedagógicos para a fase inicial do Projeto HQ do K-Lab/GEOTEC. Tendo por esteio a matriz de referência e os descritores associados usados no Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, o trabalho apresenta e discute formas de tratar a base de dados de resultados da Prova Brasil – componente desse sistema de avaliação – no sentido de obter respostas à pergunta: que faixa de descritores da matriz de referência do SAEB para Matemática pode ser usada como base para subsidiar, juntamente com outras premissas, a definição de objetivos pedagógicos para a etapa inicial do Projeto HQ? A metodologia de pesquisa utilizada é mista, constituída por análise documental e tratamento estatístico dos microdados do SAEB 2019. Três modelos de análise são desenhados e, ao final, um deles é selecionado a partir do julgamento dos argumentos racionais que amparam cada uma das propostas. É demonstrado que o cenário que contribui mais expressivamente com os objetivos da fase atual do Projeto HQ é o que opera sobre os descritores associados aos níveis intermediários da escala de proficiências, usada para distribuir os resultados de desempenho dos estudantes no exame.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.