CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DA CARTOGRAFIA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Cartografia, Materiais didáticos, Baixo custoResumo
Esse trabalho procura demonstrar de que forma a construção de materiais didáticos podem contribuir para um melhor desenvolvimento de competências de aprendizagens cartográficas nas séries finais do ensino fundamental. Para tanto, parte-se da ideia de que existem alguns conhecimentos relacionados ao conhecimento geográfico que é de extrema importância para os alunos, contudo diante da necessidade de um maior grau de abstração para compreensão, nem sempre os conhecimentos são alcançados de forma plena pelos alunos. Nesse sentido, no intuito de contribuir para uma melhor formação geográfica dos discentes, a pesquisa parte da avaliação e criação de materiais pedagógicos que possam favorecer a aprendizagem cartográfica utilizando materiais de baixo custo disponíveis nas comunidades escolares. Dessa forma, considerar-se-á que através da discussão e proposição de novas ferramentas pedagógicas, os alunos poderão adquirir melhores noções de cartografia e de competências (mudanças de escala, orientação e direção de objetos localizados na superfície terrestre, efeitos de distância, relações hierárquicas, tendências à centralização e à dispersão, efeitos da proximidade, vizinhança etc.) que são essenciais à vida escolar e cotidiana.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.