CORPOGRAFIA E GEOTECNOLOGIA: UMA IMERSÃO CONCEITUAL PARA ESPAÇOS EDUCATIVOS
Palavras-chave:
Corpografia, Geotecnologia, Jogos digitais locativosResumo
As formas de aprender e ensinar buscam dialogar com as perspectivas tecnológicas na contemporaneidade. Os contextos sociais de produção do conhecimento instituem movimentos de pesquisas, elaboração e execução de projetos culturais, sociais e educativos que problematizam o corpo e as possibilidades de estabelecer e mobilizar processos criativos e transformativos para o entendimento do lugar e consequentemente sua interação sujeito-história-lugar. Assim, este estudo visa destacar a utilização dos conceitos de Corpografia e geotecnologia numa imersão em espaços educativos das cidades. Sendo assim, questionamos: Como aplicar conceitos de corpografia e geotecnologia nos espaços educativos das cidades? O pressuposto leva a utilização de linguagens geotecnológicas, como a dos jogos locativos (ANDRADE, 2016), em que se apresenta o espaço apreendido do saber incorporado. Acerca do lastro teórico buscamos o aprofundamento e ancoragem a partir das seguintes categorias: Corpografia (JAQUES, 2008); Geotecnologia (LEÃO, 2020); Jogos digitais locativos (HETKOWSKI, 2010; ANDRADE, 2016). A metodologia traz o caminhar digital como método antropológico para conhecer a cidade e seus praticantes a partir da imersão em comunidades virtuais e referenciais teóricos. Nele se estabelece como discussão deste estudo o modo de fazer individual e coletivo do sujeito que incorpora história e memória a partir da potencialidade das linguagens geotecnológicas, com a Teoria Ator-Rede (LATOUR, 2012). Os resultados apontam para estes conceitos imersos nos espaços educativos a partir do corpo como centro de construção de símbolos, signos e caracteres que constitui o lugar, mobilizado pela experiência do sujeito latente no aprender a ser e a estar em movimento comunitário na sociedade contemporânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.