CORPOGRAFIA E GEOTECNOLOGIA: UMA IMERSÃO CONCEITUAL PARA ESPAÇOS EDUCATIVOS

Autores

  • MAGALY MENEZES ANDRADE
  • JOSÉ ANTONIO CARNEIRO LEÃO
  • PAULO MARCELO SPÍNOLA RAMOS PEREIRA E PEREIRA

Palavras-chave:

Corpografia, Geotecnologia, Jogos digitais locativos

Resumo

As formas de aprender e ensinar buscam dialogar com as perspectivas tecnológicas na contemporaneidade. Os contextos sociais de produção do conhecimento instituem movimentos de pesquisas, elaboração e execução de projetos culturais, sociais e educativos que problematizam o corpo e as possibilidades de estabelecer e mobilizar processos criativos e transformativos para o entendimento do lugar e consequentemente sua interação sujeito-história-lugar. Assim, este estudo visa destacar a utilização dos conceitos de Corpografia e geotecnologia numa imersão em espaços educativos das cidades. Sendo assim, questionamos: Como aplicar conceitos de corpografia e geotecnologia nos espaços educativos das cidades? O pressuposto leva a utilização de linguagens geotecnológicas, como a dos jogos locativos (ANDRADE, 2016), em que se apresenta o espaço apreendido do saber incorporado. Acerca do lastro teórico buscamos o aprofundamento e ancoragem a partir das seguintes categorias: Corpografia (JAQUES, 2008); Geotecnologia (LEÃO, 2020); Jogos digitais locativos (HETKOWSKI, 2010; ANDRADE, 2016). A metodologia traz o caminhar digital como método antropológico para conhecer a cidade e seus praticantes a partir da imersão em comunidades virtuais e referenciais teóricos. Nele se estabelece como discussão deste estudo o modo de fazer individual e coletivo do sujeito que incorpora história e memória a partir da potencialidade das linguagens geotecnológicas, com a Teoria Ator-Rede (LATOUR, 2012). Os resultados apontam para estes conceitos imersos nos espaços educativos a partir do corpo como centro de construção de símbolos, signos e caracteres que constitui o lugar, mobilizado pela experiência do sujeito latente no aprender a ser e a estar em movimento comunitário na sociedade contemporânea.

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Publicado

2021-08-30

Edição

Seção

Categoria I: Pesquisadores da Graduação e Pós-graduação