COORDENADORES PEDAGÓGICOS: ITINERÁRIOS DE MULTILETRAMENTOS EM REDE DIALÓGICA
Resumo
O estudo se justifica pela necessidade contemporânea em que a relação com tudo e todos está no desafio de conectar-se ao mundo num entrelugar do real e virtual. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo apresentar, mobilizar e compartilhar estratégias de uso de práticas situadas a partir da realidade educativa de cada escola da Rede Municipal onde a investigação se desenvolve. Para isso buscamos saber: Como mobilizar práticas situadas para compartilhar estratégias educativas em rede digital, através dos coordenadores pedagógicos do município de Dias d’Ávila/BA? O pressuposto foi da criação de uma Rede Dialógica que contempla itinerários de debates, tendo em vista o desenvolvimento dos multiletramentos, em especial o letramento digital. Na conversa com autoras que discorrem sobre educação em rede e letramentos, os desafios foram sendo ressignificados numa perspectiva metodológica colaborativa. A pesquisa participante fundamentou os itinerários possíveis a este percurso, transformando-o em uma proposta organizacional. Os resultados apontados a partir do questionário-mapeamento e das trilhas formativas online foram configurados numa nuvem de palavras que desafia o ser formante a imergir (na) e re/conhecer sua realidade, compreender, experimentar, ressignificar os seus saberes e fazeres para inferir em sua própria realidade social, intelectual e cognitiva. Sendo assim, as conclusões tiveram o desenvolvimento de letramentos digitais como um dos maiores “ganhos” de profissionais da educação, no município pesquisado, mobilizados por ações pedagógicas articuladas nas escolas da Rede pelos Coordenadores Pedagógicos.
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