COORDENADORES PEDAGÓGICOS: ITINERÁRIOS DE MULTILETRAMENTOS EM REDE DIALÓGICA

Autores

  • JAQUELEIDE SOUZA DE LIMA
  • JOSÉ ANTÔNIO CARNEIRO LEÃO
  • CECILIA GABRIELA AGUIRRE SOUZA

Palavras-chave:

Multiletramento, Letramento Digital, Rede Educativa

Resumo

O estudo se justifica pela necessidade contemporânea em que a relação com tudo e todos está no desafio de conectar-se ao mundo num entrelugar do real e virtual. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo apresentar, mobilizar e compartilhar estratégias de uso de práticas situadas a partir da realidade educativa de cada escola da Rede Municipal onde a investigação se desenvolve. Para isso buscamos saber: Como mobilizar práticas situadas para compartilhar estratégias educativas em rede digital, através dos coordenadores pedagógicos do município de Dias d’Ávila/BA? O pressuposto foi da criação de uma Rede Dialógica que contempla itinerários de debates, tendo em vista o desenvolvimento dos multiletramentos, em especial o letramento digital. Na conversa com autoras que discorrem sobre educação em rede e letramentos, os desafios foram sendo ressignificados numa perspectiva metodológica colaborativa. A pesquisa participante fundamentou os itinerários possíveis a este percurso, transformando-o em uma proposta organizacional. Os resultados apontados a partir do questionário-mapeamento e das trilhas formativas online foram configurados numa nuvem de palavras que desafia o ser formante a imergir (na) e re/conhecer sua realidade, compreender, experimentar, ressignificar os seus saberes e fazeres para inferir em sua própria realidade social, intelectual e cognitiva. Sendo assim, as conclusões tiveram o desenvolvimento de letramentos digitais como um dos maiores “ganhos” de profissionais da educação, no município pesquisado, mobilizados por ações pedagógicas articuladas nas escolas da Rede pelos Coordenadores Pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Edição

Seção

Categoria I: Pesquisadores da Graduação e Pós-graduação