ASSISTÊNCIA PSICOPEDAGÓGICA: POSSIBILIDADES DO USO DAS TIC NO CENÁRIO PANDÊMICO

Autores

  • AIRÍ BRANDÃO PEREIRA DA CONCEIÇÃO
  • TÂNIA MARIA HETKOWSKI

Palavras-chave:

Assistência Psicopedagógica, TIC, Pandemia

Resumo

Esta pesquisa, com início neste ano de 2021 no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), está atrelada a linha 4, Educação, Currículo e Processos Tecnológicos e, tem como objetivo analisar as potencialidades das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC na assistência Psicopedagógica online junto aos sujeitos-atendidos em idade escolar, por meio de práticas psicopedagógicas remotas, imposto pelo contexto pandêmico e o distanciamento social, considerando o aumento do sofrimento dos mesmos e de suas famílias no processo de ensino e aprendizagem. Tal assistência vem sendo desenvolvida pelo grupo de Voluntárias do Projeto TransformAção, da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp, sessão Bahia) no Instituto Social Minervina e Aluísio Pereira (ALUMI). Cabe-nos destacar que neste cenário da não presencialidade das aulas, as Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC se fizeram essenciais no andamento das atividades, no contato com as famílias e desses sujeitos atendidos pelo Instituto, porém faz-se necessário enfatizar que muitas crianças e adolescentes ficaram sem atendimento devido aos problemas com a falta de acesso aos instrumentos tecnológicos, a rede de internet e uso destes nos processos escolares. Com intuito de analisar essas circunstâncias, será utilizada a metodologia da Pesquisa Participante, baseada nos pressupostos de Paulo Freire (1996) e Carlos Brandão (2006), a qual envolverá as Psicopedagogas Voluntárias, as famílias, as crianças e os problemas que permearam os atendidas na intervenção psicopedagógica comunitária, pelo ALUMI. Destacamos que a pesquisa se encontra em andamento e, neste momento, nosso desejo é comunicar a proposta e as intenções desta investigação em construção.

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Publicado

2021-08-30

Edição

Seção

Categoria I: Pesquisadores da Graduação e Pós-graduação