AS RELAÇÕES POLÍTICAS E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: REFLEXÕES HODIERNAS SOBRE UMA DEMOCRACIA AMEAÇADA NO SÉCULO XXI

Autores

  • INAIÁ BRANDÃO PEREIRA
  • TÂNIA MARIA HETKOWSKI

Palavras-chave:

Política, Educação, Fetichismo do poder

Resumo

A conjuntura social no Brasil, especialmente nos últimos cinco anos do século XXI, apresenta sintomas de agravamento da degradação das relações políticas e de ataques às bases de sua democracia. O surgimento de movimentos políticos como “Escola Sem Partido” e de combate a “Ideologia de Gênero”; as redes sociais e os ataques que incentivam rede de ódio e fake news; ações xenofóbicas; agressões à população de Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo, Assexuais/Arromânticas/Agênero, Pan/Poli, e mais – LGBTQI+; racismo extensivo aos indígenas, negros e quilombolas; ataques às Universidades, professores e à ciência; ao pensamento das obras de Paulo Freire e; a ascensão de Jair Messias Bolsonaro à Presidência da República, com objetivo de exercer uma política institucional autoritarista e fascista, baseadas em ideologias de cunho conservador, misógino e negacionista, constituem-se como a materialização dessas dinâmicas sociais deste século. A partir deste contexto que esse trabalho objetiva construir reflexão epistêmica sobre as relações políticas estabelecidas na sociedade brasileira, que indicam uma degradação da política institucional do Estado e ameaça aos princípios democráticos que reverberam nas concepções e na elaboração de políticas sociais, econômicas, culturais e educacionais. Para isto, utilizaremos como abordagem metodológica uma revisão de literatura, baseado nas obras de Hannah Arendt e Enrique Dussel, com intuito de fundamentar uma pesquisa documental, baseada em textos jornalísticos; documentos institucionais e de movimentos políticos, por meio digital, com intuito de tecer uma análise da conjuntura social e política no Brasil. Deste modo, apresentaremos aqui reflexões, análises e resultados parciais de uma pesquisa autoral em processo de construção no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC, na Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

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Publicado

2021-08-30

Edição

Seção

Categoria I: Pesquisadores da Graduação e Pós-graduação