AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E O PROJETO HQ/K-LAB COMO PROCESSO EDUCACIONAL E TECNOLÓGICO

  • SAMIRA SOUZA FEITOSA
  • MARIA LIVIA ASTOLFO COUTINHO
  • TÂNIA MARIA HETKOWSKI
Palavras-chave: K-Lab, História em Quadrinhos, Matemática, Projeto HQ/K-Lab

Resumo

O presente trabalho apresenta o Projeto de Pesquisa História em Quadrinhos – Projeto HQ, iniciado em 2020, pelo Laboratório de Projetos, Processos Educacionais e Tecnológicos – K-Lab, projeto articulador do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade - GEOTEC, da Universidade do Estado da Bahia. O Projeto HQ foi pensado e desenvolvido colaborativamente entre os membros do K-Lab, a partir de suas formações e experiências. A adoção pelo K-Lab de um projeto de pesquisa que usa as HQs como recurso pedagógico, se faz pelo entendimento de que através da utilização da linguagem dos quadrinhos, os professores podem estimular a autonomia e a autoria dos estudantes, tornando-a aliada no desenvolvimento educativo, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem. Um dos objetivos deste projeto é pesquisar e desenvolver recursos pedagógicos no contexto das HQs para aplicação nas salas de aula da Rede Pública de Educação, o qual prevê o desenvolvimento de uma HQ piloto e, para isso, estes pesquisadores foram divididos em dois subgrupos: 1) responsável pelo argumento da HP e; 2) responsável pela elaboração dos objetivos pedagógicos da HQ. Dentre as ações desenvolvidas durante o ano de 2020, ressaltamos três movimentos: as formações internas para os pesquisadores que atuam no K-Lab, com o intuito de compreender os elementos e o processo de construção das HQs; a realização de uma pesquisa diagnóstica com os professores da Educação Básica das escolas públicas da Rede Municipal de Salvador/Ba e; a análise do desempenho dos alunos do Ensino Fundamental II das escolas municipais no exame SAEB de 2019. Essas ações subsidiaram a escolha da temática Matemática como área de concentração para a composição do viés pedagógico da HQ piloto. Concluímos que as HQs se constituem como um recurso de valor pedagógico relevante para o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que possibilita ao aluno o desenvolvimento de processos criativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-08-30
Métricas
  • Visualizações do Artigo 71
  • PDF downloads: 75
Seção
Categoria I: Pesquisadores da Graduação e Pós-graduação