Apresentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.vol7.n12.a21648

Palavras-chave:

Memórias narrativas

Resumo

Os textos selecionados para o dossiê temático deste número trazem histórias de vida que devem ser entendidas dentro de processos de interações produzidos ao longo da existência de homens e mulheres considerando o contexto sociocultural em que os(as) mesmos(as) estão inseridos(as), perpassando por seu cotidiano vivo e vivido, nas lutas, agruras, pelejas e resistências, os sujeitos da EJA constroem seus saberes e fazeres, que perfazem as singularidades.

As escritas que compõem esse dossiê têm como característica a valorização de histórias de vida reconstruídas através das narrativas de jovens, adultos e idosos, fazendo dessa maneira que os (as) estudantes da EJA se percebam como sujeitos de conhecimentos múltiplos, onde suas experiências de vida são valorizadas enquanto ações que os(as) constituem como seres sociais contribuindo para a conquista da sua emancipação.

Os escritos apontam que ainda há muito por fazer, os desafios e entraves são imensos. Um deles ainda é a ausência do reconhecimento do protagonismo dos sujeitos da EJA, como sujeitos de possibilidades e não da falta. As reflexões trazidas nos diferentes artigos contribuem para a visibilização dos sujeitos da educação de jovens, adultos e idosos, através das memórias, narrativas, experiências, propostas e ações desenvolvidas no contexto do ensino, pesquisa e extensão.

Acreditamos que os textos desse dossiê subsidiarão o debate sobre a importância da valorização de histórias de vida de sujeitos (professores(as), estudantes, pesquisadores(as) cujas trajetórias de vida e formação entrelaçam-se com a EJA que passaram ou não pelo processo de escolarização, contribuindo assim para a ampliação de espaços em que possamos assegurar as vozes vibrantes dos sujeitos da EJA.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Veiga Viñal Junior, Universidade do Estado da Bahia

Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia. Professor da linha 2 do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA-UNEB). Lider do Grupo de Pesquisa THOPED: Grupo de pesquisa em Turismo, Hotelaria, Patrimônio e Educação.

Márcia Tereza Fonseca Almeida, Universidade do Estado da Bahia

Professora Adjunta do Departamento de Educação- Campus I da Universidade do Estado da Bahia. Professora da linha 2 do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA-UNEB). Lider do Grupo de Pesquisa GEPIETEC: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias, Educação e Tecnologias

Referências

.

Publicado

2025-01-09

Como Citar

VIÑAL JUNIOR, J. V.; ALMEIDA, M. T. F. Apresentação. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 7, n. 12, 2025. DOI: 10.38090/recs.vol7.n12.a21648. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/21648. Acesso em: 16 fev. 2025.