Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.vol7.n12.a21648Palavras-chave:
Memórias narrativasResumo
Os textos selecionados para o dossiê temático deste número trazem histórias de vida que devem ser entendidas dentro de processos de interações produzidos ao longo da existência de homens e mulheres considerando o contexto sociocultural em que os(as) mesmos(as) estão inseridos(as), perpassando por seu cotidiano vivo e vivido, nas lutas, agruras, pelejas e resistências, os sujeitos da EJA constroem seus saberes e fazeres, que perfazem as singularidades.
As escritas que compõem esse dossiê têm como característica a valorização de histórias de vida reconstruídas através das narrativas de jovens, adultos e idosos, fazendo dessa maneira que os (as) estudantes da EJA se percebam como sujeitos de conhecimentos múltiplos, onde suas experiências de vida são valorizadas enquanto ações que os(as) constituem como seres sociais contribuindo para a conquista da sua emancipação.
Os escritos apontam que ainda há muito por fazer, os desafios e entraves são imensos. Um deles ainda é a ausência do reconhecimento do protagonismo dos sujeitos da EJA, como sujeitos de possibilidades e não da falta. As reflexões trazidas nos diferentes artigos contribuem para a visibilização dos sujeitos da educação de jovens, adultos e idosos, através das memórias, narrativas, experiências, propostas e ações desenvolvidas no contexto do ensino, pesquisa e extensão.
Acreditamos que os textos desse dossiê subsidiarão o debate sobre a importância da valorização de histórias de vida de sujeitos (professores(as), estudantes, pesquisadores(as) cujas trajetórias de vida e formação entrelaçam-se com a EJA que passaram ou não pelo processo de escolarização, contribuindo assim para a ampliação de espaços em que possamos assegurar as vozes vibrantes dos sujeitos da EJA.
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Copyright (c) 2024 José Veiga Viñal Junior, Márcia Tereza Fonseca Almeida

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