CHAMADA PARA O Nº 07 DA REVISTA EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS - Novo cronograma

2021-01-18

Informamos aos autores que submeteram artigos para o Dossiê Temático “Paulo Freire e a Educação de Jovens e Adultos”, que passamos por problemas técnicos no sistema da revista que interferiu no processo de avaliação, portanto foi necessário alterar o cronograma de submissões e publicação.

 

Cronograma:

Submissão: Até  11 de abril de 2021

Avaliação ad hoc: Até  15 de junho de 2021

Devolutiva: Até 16 de junho de 2021

Ajustes (se necessário): Até  30 de junho de 2021

Publicação: Segunda quinzena de Agosto de 2021

 

 

 

Chamada para o dossiê “Paulo Freire e a Educação de Jovens e Adultos”

Organização:

  • Prof. Dr. Adenilson Souza Cunha Júnior (DCHEL/PPGED/UESB)
  • Profª Dr.ª Sônia Maria Alves de Oliveira Reis (DEDC XII/UNEB - PPGED UESB);
  • Profª Dr.ª Tatyanne Gomes Marques (DEDC XII/UNEB - PPGED UESB)

 

Objetivo do dossiê: reunir textos resultantes de pesquisas teóricas e teórico-práticas que discutam a Educação de Jovens e Adultos utilizando o referencial freireano. 

Em 2021 se comemora o centenário de nascimento de Paulo Freire, o teórico, filósofo da educação e educador brasileiro mais estudado, citado e homenageado no mundo. Produções sobre os mais variados aspectos de sua obra e vida têm sido publicadas em livros e periódicos. Este dossiê pretende discutir acerca da Educação de Jovens e Adultos e as contribuições de Paulo Freire para o campo da EJA em contextos escolares e não escolares.

No Brasil, pensar em Educação de Jovens e Adultos é pensar em Paulo Freire. O mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais, conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para ele, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno principalmente em relação às parcelas da população desfavorecidas. A educação freiriana está voltada para a conscientização de vencer primeiro o analfabetismo político para concomitantemente ler o seu mundo a partir da sua experiência, de sua cultura, de sua história.

Freire mostra que é necessário na educação uma prática da liberdade; quanto mais se problematizam os educandos como seres no mundo, mais se sentirão desafiados e responderão de forma positiva, ao contrário de uma educação bancária, domesticadora, que apenas ‘deposita’ os conteúdos nos alunos. Defensor do saber popular e da conscientização para a participação, Paulo Freire inspirou muitos movimentos sociais que lutaram em busca da equidade social. As premissas de Freire motivam até hoje ações da sociedade civil, de educadores e pesquisadores do Brasil e do mundo em prol da efetivação da cidadania, de uma educação emancipatória e as práticas educativas escolares e não escolares da Educação de Jovens e Adultos.

 A Revista Educação e Ciências Sociais - RECS (ISSN: 2595-9980) do grupo de pesquisa Teoria Social e Projeto Político Pedagógico - TSPPP, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, está com chamada aberta para publicação de artigos, resenhas e resumos de Teses e Dissertações com o objetivo de ampliar as discussões que se proponham apresentar textos resultantes de pesquisas teóricas e teórico-práticas que discutam a Educação de Jovens e Adultos utilizando o referencial freireano. 

 

 

Cronograma:

Submissão: Até  11 de abril de 2021

Avaliação ad hoc: Até  15 de junho de 2021

Devolutiva: Até 16 de junho de 2021

Ajustes (se necessário): Até  30 de junho de 2021

Publicação: Segunda quinzena de Agosto de 2021