POÉTICAS ORAIS:

SABERES DO SAMBA DE RODA DA MESTRA MARIA EUDÁSIA JESUS DO ROSÁRIO NO MUNICÍPIO DE SERRINHA, BAHIA

Autores

Palavras-chave:

Saberes da tradição. Samba de roda. Oralidade. Ancestralidade.

Resumo

Neste texto, apresentamos reflexões sobre as Poéticas Orais: saberes do samba de roda da Mestra Maria Eudásia Jesus do Rosário, no município de Serrinha, Bahia. Trata-se de um plano de iniciação científica realizado no período de 2024-2025, vinculado ao projeto de pesquisa: Cacimba de Histórias: vidas e saberes dos contadores de histórias tradicionais de cidades do interior da Bahia, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais (GEPPO) na Universidade Estadual de Feira de Santana(UEFS), que tem como objetivo analisar os saberes da tradição do samba de roda, e busca responder à pergunta: quais saberes são transmitidos no samba de roda? A metodologia está embasada na abordagem qualitativa, tomando aspectos do método (auto)biográfico e como dispositivos: entrevistas narrativas e diário de campo. Nossas reflexões pautam-se nas ideias de Hampâté Bâ (2010), Nascimento (2011), Santos, Arapiraca, Apoema (2018), Nogueira (2016), Matos (2009), Busatto (2003), Araújo (2016), entre outros aportes teóricos. A pesquisa encontra-se em desenvolvimento, contudo, apresenta algumas considerações sobre as poéticas orais, especificamente do samba de roda e os saberes que são transmitidos, com ênfase nas memórias afetivas e histórias de vida da mestra Dalsa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Tereza Ferreira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Ana Tereza Correia Ferreira é graduanda em Letras - Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Discente. Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais (GEPPO). E-mail: anatereza.uefs@gmail.com

 

Maria Cláudia Carmo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Maria Cláudia Silva do Carmo, professora Plena do Departamento de Educação da Universdade Estadual de Feira de Santana- Doutora em Educação. Vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais- GEPPO.

Referências

ALCOFORADO, D. A pesquisa em literatura oral na UFBA: percursos e perspectivas. Anais do II Encontro de História Oral do Nordeste, 2000, Salvador -BA. (Do oral ao escrito 500 anos de história do Brasil. Salvador: Editora da UNEB, 2000. p. 134-139).

ALVES, I. L. O protagonismo de mulheres nos campos de sisal: o samba de roda como representação das relações cotidianas em São Domingos – BA na década de 1990. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local – UNEB, Campus V, 2018. Disponível em: https://www.encontro2018.bahia.anpuh.org/resources/anais/8/1532179774_ARQUIVO_ARTIGOSUBMETER.pdf. Acesso em 12 de fevereiro de 2025.

ARAÚJO, N.A. “Escrevivendo” uma região e um samba de roda. In: Poética oral do samba de roda das margens do Velho Chico [online]. Salvador: EDUFBA, 2016, p. 43-69. Disponível em https://books.scielo.org/id/snxnr/pdf/araujo-9788523220310-03.pdf. Acesso em 13 de fevereiro de 2025.

BÂ, A. H. “A tradição viva”. História geral da Arte, I: Metodologia e pré-histórica da África / editado por Joseph Ki-Zerbo. - 2 ed. rev. - Brasília: UNESCO, 2010

CAVALCANTE, J. J.; SILVA, E. P.; CAVALCANTE, F. L. Método (auto) biográfico e a pesquisa formação. Investigação Qualitativa em Educação//Investigación Cualitativa en Educación//Volume 1, 2017, p. 1688-1697.

MATOS, G. A. A palavra do contador de histórias: sua dimensão educativa na contemporaneidade. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

MUYLAERT, C. J.; SARUBBI JR, V.; GALLO, P. R.; ROLIM NETO, M. L.; REIS, A. O. A. R. Entrevistas narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa. Rev Esc Enferm USP 2014; 48(Esp2):193-199.

NASCIMENTO, L. A. do; RAMOS, M. M.. A memória dos velhos e a valorização da tradição na literatura africana: algumas leituras. Crítica Cultural (Critic), Palhoça, SC, v. 6, n. 2, p. 453-467, jul./dez. 2011.

NÓBREGA, N. G. da. Bibliotecas: vozes silenciadas? In: Contadores de Histórias: um exercício para muitas vozes. (Org.) PRIETO, B. Rio de Janeiro: S/Ed, 2011.

NOGUEIRA, N.; ANDRADE, R. G. N.; VÁSQUEZ, G. E. Ancestralidade Africana da Cultura e da Identidade do Samba. Revista Subjetividades, Fortaleza, 16(1): 166-180, abril, 2016

NUNES, E. S. Samba de roda da Bahia: pra gente aprender / Erivaldo Sales Nunes. Salvador: EDIFBA, 2022.

PRANDI, R. Aimó: uma viagem pelo mundo dos orixás, São Paulo: Seguinte, 2017.

SANTOS, L. S.; APOEMA, K.. Contação de histórias: seguindo o curso de suas águas. Feira de Santana: UEFS Editora, 2018.

SANTOS, L. S.; CORSI, M. S.; AMORIM, L. L. Poéticas Orais, corpo-memória e o ritmo das narrativas de mestres e mestras contadores de histórias tradicionais. BOITATÁ, Londrina, n. 31, jan.-jun. 2021.

SOUZA, E. C. de. (AUTO)BIOGRAFIA, IDENTIDADES E ALTERIDADE: MODOS DE NARRAÇÃO, ESCRITAS DE SI E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/1808. Acesso em: 13 fev. 2025.

VANSINA, J. A tradução oral e sua metodologia. Academia Edu, 1982. Disponível em: https://www.academia.edu/37229477/VANSINA_1982_A_tradicao_oral_e_sua_metodologia. Acesso em: 30. 03. 2021.

Downloads

Publicado

04.05.2025

Como Citar

Ferreira, A. T., & Carmo, M. C. (2025). POÉTICAS ORAIS:: SABERES DO SAMBA DE RODA DA MESTRA MARIA EUDÁSIA JESUS DO ROSÁRIO NO MUNICÍPIO DE SERRINHA, BAHIA. Revista CHO - Contação De Histórias E Oralidade, 4(1 Dossiê temático), 27–41. Recuperado de https://revistas.uneb.br/cho/article/view/23168