MEDIAÇÃO DE LEITURA NO ESPAÇO ESCOLAR:
COMO OS PROFESSORES TÊM TRABALHADO NO PROCESSO DE FOMENTAR A LEITURA E CRIAR ESTRATÉGIAS PARA OS ALUNOS SE ENVOLVEREM COM O TEXTO LITERÁRIO
Palavras-chave:
Formação de leitores. Mediação de leitura. Narrativas de professores. Leitura literária.Resumo
Esta pesquisa parte do pressuposto de que a escola deve ser um ambiente privilegiado de contato com a literatura, indo além da decodificação textual e promovendo experiências significativas com os textos literários e, para isso, utiliza-se da pesquisa qualitativa. Assim, este trabalho analisa práticas de mediação adotadas por educadores que buscam aproximar estudantes das obras literárias, considerando o papel afetivo, estético e formativo da leitura. As ações desenvolvidas incluem rodas de leitura, dramatizações, leitura compartilhada, uso de suportes multimodais e projetos interdisciplinares. A mediação docente, portanto, revela-se fundamental para formar leitores críticos, autônomos e sensíveis à linguagem literária. Conclui-se que, embora existam desafios como a falta de tempo, de recursos e de formação continuada, os professores têm se mostrado comprometidos em tornar a leitura uma prática viva e presente no cotidiano escolar, ressignificando o texto literário como ferramenta de conhecimento, imaginação e reflexão.
Downloads
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. 3. ed. Brasília: MEC,2001.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC,2024
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. Vida e Educação. São Paulo: Contexto, 2006b.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 9° ed. Editora brasiliense. 1988.
SANTAELLA, Lúcia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
SANTAELLA, Lúcia. Comunicação Ubíqua: representação na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rayssa de Jesus Santana, Rita de Cássia Brêda Mascarenhas Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Revista CH está licenciado sob CC BY-SA 4.0© 2 por R
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
- O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
- Os direitos autorais permanecem com os autores.
- Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
