MEDIAÇÃO DE LEITURA NO ESPAÇO ESCOLAR:

COMO OS PROFESSORES TÊM TRABALHADO NO PROCESSO DE FOMENTAR A LEITURA E CRIAR ESTRATÉGIAS PARA OS ALUNOS SE ENVOLVEREM COM O TEXTO LITERÁRIO

Autores

Palavras-chave:

Formação de leitores. Mediação de leitura. Narrativas de professores. Leitura literária.

Resumo

Esta pesquisa parte do pressuposto de que a escola deve ser um ambiente privilegiado de contato com a literatura, indo além da decodificação textual e promovendo experiências significativas com os textos literários e, para isso, utiliza-se da pesquisa qualitativa. Assim, este trabalho analisa práticas de mediação adotadas por educadores que buscam aproximar estudantes das obras literárias, considerando o papel afetivo, estético e formativo da leitura. As ações desenvolvidas incluem rodas de leitura, dramatizações, leitura compartilhada, uso de suportes multimodais e projetos interdisciplinares. A mediação docente, portanto, revela-se fundamental para formar leitores críticos, autônomos e sensíveis à linguagem literária. Conclui-se que, embora existam desafios como a falta de tempo, de recursos e de formação continuada, os professores têm se mostrado comprometidos em tornar a leitura uma prática viva e presente no cotidiano escolar, ressignificando o texto literário como ferramenta de conhecimento, imaginação e reflexão.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Brêda Mascarenhas Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana

² Mestre em Educação e Contemporaneidade - UNEB; Doutora em Educação pela FACED/UFBA; Professora Titular do Departamento de Educação UEFS; Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação -PPGE/UEFS

 

 

 

Referências

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Publicado

04.05.2025

Como Citar

de Jesus Santana, R., & de Cássia Brêda Mascarenhas Lima, R. (2025). MEDIAÇÃO DE LEITURA NO ESPAÇO ESCOLAR: : COMO OS PROFESSORES TÊM TRABALHADO NO PROCESSO DE FOMENTAR A LEITURA E CRIAR ESTRATÉGIAS PARA OS ALUNOS SE ENVOLVEREM COM O TEXTO LITERÁRIO. Revista CHO - Contação De Histórias E Oralidade, 4(1 Dossiê temático), 209–244. Recuperado de https://revistas.uneb.br/cho/article/view/23163