O JEQUITIBAR: UMA HISTÓRIA DE FOMENTO CULTURAL ATRAVÉS DA IDENTIDADE DO REGGAE NA CIDADE DE UIBAÍ.
Palavras-chave:
memória, Cultura popular, acervo, reggaeResumo
O presente artigo descreve o planejamento e organização de um acervo digital que documenta a trajetória cultural do JequitiBar, um espaço de resistência localizado em Uibaí, Bahia. Fundado em 1993 por Djalma Souza e Evanice Araújo, o JequitiBar se consolida como um ponto de referência na promoção do reggae e da diversidade musical, além de ser um símbolo de luta contra o racismo e a marginalização. A identidade do espaço está profundamente ligada à música de Bob Marley e à representação da cultura afro-diaspórica. Nesse sentido, esse projeto visa, além de preservar a memória do espaço, possibilitar contribuições da comunidade, reforçando a construção de uma memória coletiva local. Paralelamente, o projeto contempla a futura produção de um documentário sobre o JequitiBar, ampliando sua divulgação e impacto. Com uma abordagem dividida em três capítulos, o artigo detalha as etapas do projeto, destacando a contribuição do JequitiBar para a valorização da cultura afro-diaspórica e da resistência cultural na Bahia. Além de ser uma ferramenta de pesquisa, o acervo busca reafirma a importância do JequitiBar na formação de identidades musicais e culturais, garantindo a continuidade de sua influência como exemplo de mobilização social e preservação da cultura reggae.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, H. (1997). O reggae e a diáspora africana: Da Jamaica ao Brasil . São Paulo: Editora XYZ.
GILROY, P. (1993). O Atlântico Negro: Modernidade e Dupla Consciência . Harvard University Press.
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Departamento de Museus e Centros Culturais, v. 2, 2004.
HALL, S. (1996). Identidade cultural e diáspora . Em: KRM & JR (Eds.), Identidade: um leitor (pp. 227-239).
Hering, E. (1920). Memory as a universal function of organized matter. In S. Butler (Ed.), Unconscious memory (pp. 63-86). London: Jonathan Cape.
NORA, P. (1993). Lugares de memória (Vol. 1). Paris: Gallimard.
MARTINS, J. (1990). JequitiBar: Ponto Cultural da Região de Irecê . Cultura e Realidade, Irecê-Ba.
Musas (Revista Brasileira de Museus e Museologia), ano 3, n. 3, 2007. Rio de Janeiro.
Pierre NORA. Entre mémoire et histoire: la problématique des lieux. IN Pierre Nora (org). Les lieux de mémoire. Paris: Gallimard, [1984]. Vol 1 La République. p. XXIV.
RICOEUR, P. (2004). A memória, a história, o oubli. Paris: Éditions du Seuil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Aaron Roberto de Mello Lopes, Marley Araújo Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Revista CH está licenciado sob CC BY-SA 4.0© 2 por R
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
- O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
- Os direitos autorais permanecem com os autores.
- Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
