O JEQUITIBAR: UMA HISTÓRIA DE FOMENTO CULTURAL ATRAVÉS DA IDENTIDADE DO REGGAE NA CIDADE DE UIBAÍ.

Autores

Palavras-chave:

memória, Cultura popular, acervo, reggae

Resumo

O presente artigo descreve o planejamento e organização de um acervo digital que documenta a trajetória cultural do JequitiBar, um espaço de resistência localizado em Uibaí, Bahia. Fundado em 1993 por Djalma Souza e Evanice Araújo, o JequitiBar se consolida como um ponto de referência na promoção do reggae e da diversidade musical, além de ser um símbolo de luta contra o racismo e a marginalização. A identidade do espaço está profundamente ligada à música de Bob Marley e à representação da cultura afro-diaspórica. Nesse sentido, esse projeto visa, além de preservar a memória do espaço, possibilitar contribuições da comunidade, reforçando a construção de uma memória coletiva local. Paralelamente, o projeto contempla a futura produção de um documentário sobre o JequitiBar, ampliando sua divulgação e impacto. Com uma abordagem dividida em três capítulos, o artigo detalha as etapas do projeto, destacando a contribuição do JequitiBar para a valorização da cultura afro-diaspórica e da resistência cultural na Bahia. Além de ser uma ferramenta de pesquisa, o acervo busca reafirma a importância do JequitiBar na formação de identidades musicais e culturais, garantindo a continuidade de sua influência como exemplo de mobilização social e preservação da cultura reggae.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marley Araújo Silva, uefs

Marley de Araújo Silva é Graduando em licenciatura em Música, pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

Referências

ALBUQUERQUE, H. (1997). O reggae e a diáspora africana: Da Jamaica ao Brasil . São Paulo: Editora XYZ.

GILROY, P. (1993). O Atlântico Negro: Modernidade e Dupla Consciência . Harvard University Press.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Departamento de Museus e Centros Culturais, v. 2, 2004.

HALL, S. (1996). Identidade cultural e diáspora . Em: KRM & JR (Eds.), Identidade: um leitor (pp. 227-239).

Hering, E. (1920). Memory as a universal function of organized matter. In S. Butler (Ed.), Unconscious memory (pp. 63-86). London: Jonathan Cape.

NORA, P. (1993). Lugares de memória (Vol. 1). Paris: Gallimard.

MARTINS, J. (1990). JequitiBar: Ponto Cultural da Região de Irecê . Cultura e Realidade, Irecê-Ba.

Musas (Revista Brasileira de Museus e Museologia), ano 3, n. 3, 2007. Rio de Janeiro.

Pierre NORA. Entre mémoire et histoire: la problématique des lieux. IN Pierre Nora (org). Les lieux de mémoire. Paris: Gallimard, [1984]. Vol 1 La République. p. XXIV.

RICOEUR, P. (2004). A memória, a história, o oubli. Paris: Éditions du Seuil.

Downloads

Publicado

04.05.2025

Como Citar

de Mello Lopes, A. R., & Araújo Silva, M. (2025). O JEQUITIBAR: UMA HISTÓRIA DE FOMENTO CULTURAL ATRAVÉS DA IDENTIDADE DO REGGAE NA CIDADE DE UIBAÍ. Revista CHO - Contação De Histórias E Oralidade, 4(1 Dossiê temático), 178–189. Recuperado de https://revistas.uneb.br/cho/article/view/23161