ESTADO DA ARTE SOBRE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E FORMAÇÃO DOCENTE:
UM OLHAR SOBRE DISSERTAÇÕES E TESES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, 2014 A 2024
Palavras-chave:
Storytelling., Storytelling. Teacher training.Resumo
O presente artigo apresenta o estado da arte com foco em como a formação docente para contação de histórias tem sido abordada nas pesquisas realizadas entre os anos de 2014 até 2024. Para isso, foi realizado mapeamento das dissertações e das teses defendidas nos programas de pós-graduação do Brasil, tendo como base de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram encontradas 43 dissertações e 9 teses no período mencionado e os resultados apontam que o objeto contação de histórias em diálogo com a formação docente tem sido investigado em variadas abordagens, apresentando maior expressividade no que concerne à constituição do docente contador de histórias, seguido da constituição do sujeito leitor.
Downloads
Referências
ALEXANDRINO, Vanessa Porto. Psicologia histórico-cultural, arte e desenvolvimento humano: contribuições para prática de profissionais da educação infantil. Orientadora: Fabíola de Sousa Braz Aquino. 2021. 252 f. Tese (Doutorado) - UFPB/CCHLA, João Pessoa, 2021.
AMORIM, Maria Cecília Silva de. A contação de histórias na cena: contar, encenar e (re) significar como proposição arte/educativa no chão da escola. Orientadora: Professora Doutora Valéria Maria Chaves de Figueiredo. 2022. 272 f. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
APOEMA, Santos; ARAPIRACA, Mary de Andrade; SANTOS, Luciene Souza (org). Contação de histórias: seguindo o curso de suas águas. Feira de Santana, UEFS, Editora, 2018.
AQUINO, Andréa Cristina Nassar de. Cadernos de planejamento docente: um olhar para as práticas alfabetizadoras na educação infantil (2000-2013). Orientadora: Cancionila Janzkivski Cardoso. 2015. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2015.
ARAGÃO, Janaína de Souza. Formar, experienciar, encorajar: práticas de contação de histórias dramatizadas. Orientadora: Laura Noemi Chaluh. 2021. 278 f. Tese (Mestrado em Educação). Instituto de Biociências. UNESP: Rio Claro, SP, 2021.
ARAÚJO, Alexandra de Melo. Vídeos de contação de histórias em libras: caminhos na formação leitora dos surdos. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino). Universidade Federal de Campina Grande, 2020.
ARRUDA, Victoria Sara. Práticas culturais de contações de histórias e literaturas: olhares interseccionais de uma professora em (trans)formação. Dissertação (Mestrado). Programa do Núcleo de Ensino. Universidade Estadual Batista, UNESP, 2023.
BAÇAL DE OLIVEIRA, Sérgio Sócrates. Psicanálise e medicalização de crianças na escola. Orientadora: Ana Archangelo. 2019. 179 f. Tese (doutorado). Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, 2019.
BATISTA, Jacqueline Patricia Alves. A arte de contar histórias como propositora de teatralidade e afeto. Orientadora: Jacqueline Patrícia Alves Batista. 2020. 148 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
BENJAMIN, Walter. O contador de histórias e outros textos. Patrícia Lavelle – organização e posfácio. 2ª ed. São Paulo: Hedra, 2020.
BEZERRA, Ana Raquel da Rocha. Histórias de leitura literária de professoras da Educação Infantil e a mediação do encontro entre as crianças e a literatura. Orientadora: Ana Carolina Perrusi Alves Brandão. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
BUENO, Lucineide Abreu. Percepções docentes sobre as práticas pedagógicas da Educação Infantil utilizadas na vigência da pedagogia histórico-crítica em um município da região norte do Paraná. 2023. 87 f. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o ensino de linguagem e suas tecnologias – Universidade Pitágoras Unopar, Londrina, 2023.
CAMINI, Márcia Andreia Pizolotto. O que revelam as páginas de um livro? o olhar expressivo da criança e do educador no mundo imaginário dos livros. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2015.
CARVALHO, Adriana da Silva Cabaldi. Formação de leitores: buscando caminhos a partir da sala de aula. Orientadora: Cristina Pureza Duarte Boéssio. 2019. Dissertação (Mestrado profissional em Educação). Universidade Federal do Pampa, Rio Grande do Sul, 2019.
CASAGRANDE, Thais de Castro. De repente viramos youtubers: uso de recursos digitais em atividades de leitura e contação de histórias na educação infantil. Orientadora: Ilsa do Carmo Vieira Goulart. 2021. 120 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
COLVERO, Ana Paula Barbosa. Saberes docentes de professores alfabetizadores: domínios para autoavaliação docente. Orientadora: Ana Carla Hollweg Powaczuk. 2023. 168 f. Dissertação (Mestrado profissional em políticas públicas e gestão educacional. Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2023.
DAL’VA, Luciana Rodrigues Ferreira. Pedir ajuda: uma estratégia de aprendizagem pelo olhar de crianças de cinco e seis anos. Mestrado (Educação). Pontífica Universidade Católica de Campinas, SP, 2024.
DAMASCENO, Geane Teodoro. Programa Livros Animados: reflexões na perspectiva bakhtiniana e da educação das relações étnico-raciais. Dissertação (mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo, 2023.
ECKHARDT, Gisele Arruda. O resgate do encantamento: a ressignificação da prática de leitura através da contação de histórias. Orientadora: Maria Betânia Almeida Pereira. 2019. 195 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.
FARIA, Luiz Henrique Portela. A contação de história como estratégia de ensino em educação não formal: análise do Projeto Batuclagem. Orientadora: Ana Maria Dietrich. 2016. 233 f. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2016.
FERNANDES, Merilene Alves. Estratégias didáticas para o ensino da língua inglesa na educação básica considerando as quatro habilidades. Orientadora: Vera Lúcia Felicetti. Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade La Salle de Canoas-RS, 2017.
FERREIRA, Simônica da Costa. Criação e contação de histórias: um jogo de dados com ação poética e sua contribuição na formação inicial docente. Orientadora: Miriam Celeste Ferreira Dias Martins. 2020. 139 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. 2020
FONSECA, Souza Suellen. Ancestralidade afro-brasileira na Educação Infantil: reflexões formativas para uma educação científica antirracista. Orientadora: Mariana Brasil Ramos. 2021. 211 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.
FREITAS, Natália Teixeira Ananias. Educação Ambiental, Consumo e Resíduos Sólidos no contexto da Educação Infantil: um diálogo necessário com os professores. Orientadora: Fátima Aparecida Dias Gomes Marin. 2018. 254 f. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente/ SP, 2018.
LIBARDI, Franciele Lucia. Práticas docentes para sujeitos de ação: a contação de histórias pela estética da recepção no ensino fundamental I. Orientador: Paulo Cezar Fachin. 2023. 154 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2023.
LORENSINI, Sandra Regina Geiss. Educação infantil na rede pública de Cuiabá : análise da construção de um projeto cultural para as crianças de até 3 anos, ambiguidades do percurso. Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação). Instituto de Educação. Universidade Federal de Mato Grosso, 2018.
MACÊDO, Moema Alves. Integração ensino-serviço-comunidade: educação popular em saúde e coprodução de competências na graduação. Orientador: Jefferson de Souza Bernardes. 2019. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
MAGALHÃES, Joselice de Cássia Carneiro. A contação de histórias e o enlace formativo para a práxis docente. Orientadora: Rosemary Lapa Oliveira. 2023. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Departamento de Educação (DEDC), Universidade do Estado da Bahia, Campus I, Salvador, 2023.
MOTTA, Sonia Steinhauser. Motivações e experiências de alunos em Projeto de Extensão Universitária em hospital pediátrico: o projeto Alunos Contadores de História do IPPMG/UFRJ. Orientadora: Adriana Cavalcanti Aguiar. 2013. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, 2013.
MOTTA, Xênia Fróes da. Entre o visível e o invisível: tempos e espaços da arte nas narrativas de professoras da Educação Infantil. Orientadora: Luciana Esmeralda Ostetto. 2022. Tese (Doutorado em Educação), 237 f. Faculdade de Educação. Universidade Federal Fluminense, Niteroi, 2022.
MOURA, Eliane das Neves. Desenvolvimento Profissional Docente: narrativas de professoras dos anos iniciais sobre experiências de leitura e contação de histórias. Orientadora: Filomena Maria de Arruda. 2019. Tese (Doutorado em Educação), 214 f. - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Cuiabá, 2019.
NASCIMENTO, Cláudia Roquini. A intencionalidade docente nas propostas pedagógicas com a leitura e a contação de histórias na educação infantil. Orientadora: Ilsa do Carmo Vieira Goulart. 2021. 105 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
OLIVEIRA, Carmem Elizabete de. Literatura surda infantil: uma via para além do silêncio. Orientadora: Elizabete de Carmem Oliveira. 2019. 209 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019.
PAIXÃO, Leilane Aparecida Gonçalves. Entre delírios e contos: (doces?) composições em aberturas de possíveis em educações. Orientadora: Margareth Aparecida Sacramento Rotondo. 2019. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação). Faculdade de Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, 2019.
PAULA, Lorena Cordeiro de. Érase una vez... Uma história de ensino de espanhol para crianças. Orientadora: Dilma Maria de Melo. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
PAULIN Romanowski, J., & TEODORA Ens, R. (2006). As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, 6(19), p. 37–50. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24176
PORTIS, Mariana Antunes. Contação e narração de histórias em contexto escolar: o Estado da Questão entre os anos 2011 e 2021. Orientadora: Cláudia Lemos Vóvio. 2023. 229 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas, São Paulo, 2023.
ROCHA, Flávia Rodrigues Lima da. Práticas pedagógicas em educação das relações étnico raciais em escolas do estado do Acre. Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva. 2022. 202 f. Tese (Doutorado Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal do Paraná, 2022.
SAMPAIO, Mariana. Leitura e contação de histórias na Educação Infantil: um estudo sob a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Orientadora: Elieuza Aparecida de Lima. 2016. 154f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Brasileira) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Campus Marília, SP. 2016.
SANTOS, Luciene Souza. A Emília que mora em cada um de nós: a constituição do professor-contador de histórias. Orientadora: Mary de Andrade Arapiraca. 2013. 210 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, FACED. Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2013.
SILVA, Cristiane Costa da. Amoras de Emicida, a Cor de Coraline de Rampazo e a Formação de Docentes: considerações para a Luta Antirracista. Orientadora: Mariana Cortez. Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada). 2022. Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Foz do Iguaçu – PR, 2022.
SILVA, Djaelson do Nascimento. O ensino de Física no caminho da inclusão de pessoas com deficiência visual: A óptica geométrica em foco. Orientador: Alessandro Frederico da Silveira. 2023. 157 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2024.
SILVA, Mauriceia Regina. Entre ler e contar histórias: percepções de professoras sobre as práticas pedagógicas literárias no ensino remoto. Orientadora: Ilsa do Carmo Vieira Goulart. 2023. 123 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação). Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
SILVA, Thaiza Aparecida da. A atividade de contação de histórias nas aulas de inglês. Orientadora: Heloísa Augusta Brito de Mello. Orientadora: Heloísa Augusta Brito de Mello. 2013.134 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
SILVA, Valéria. O professor da educação infantil e a contação de histórias. Orientadora: Maria Irene Miranda. 2018. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
SILVA, Valéria Santos da. A Hora do Conto no cotidiano escolar: reflexões sobre o ler e o contar na rotina de duas professoras dos anos iniciais. Orientadora: Renata Junqueira de Souza. 2014. 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014.
SILVA, Valquíria Duarte. Contar histórias com e no corpo: uma metodologia da pedagogia performativa na formação continuada docente. Orientadora: Luciana Hartmann. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado em Performances Culturais) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
SIQUEIRA, Luana Torquato. Danças nas aulas de educação física do ensino fundamental e as relações étnico-raciais: desafios e possibilidades. Orientador: Rodrigo Lema Del Rio Martins. 2023. 204 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) – Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
SOARES, Marlúcia Corrêa. Percepções das professoras do município de Juiz de Fora que participaram do curso Leitura e Escrita na Educação Infantil 2021/2022 sobre suas práticas com a linguagem oral, leitura e escrita e as condições institucionais em que se dão essas práticas. Orientadora: Ana Rosa Costa Picanço. 2023. 129 f. Programa de Pós-Graduação em Educação. Juiz de Fora, MG, 2023.
SOUZA, Fernanda Sanjuan de. Trajetórias formativas e histórias: aprendizagens que vovó Cici deixou cair no meu ouvido. Orientador: Pedro Rodolpho Jungers Abib. 2018. 119 f. Dissertação (mestrado). Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2018.
SOUZA, Jaqueline Gomes de. Sessões Reflexivas Sobre A Atividade De Contar De Histórias Para Surdos: Contribuições Para A Ressignificação De Práticas Docentes. Orientadora: Sueli Salles Fidalgo. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência). Universidade Federal de São Paulo, 2015.
TAVARES, Leonardo de Jesus. “Esse terreiro tem história”: ensinando história e cultura afro-brasileira por meio de um estudo sobre candomblé. Orientadora: Patrícia Bastos de Azevedo. 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
VALQUEZ, Beatriz Sanz. Das memórias humanas à memória virtual coletiva: uma construção a partir da história de vida utilizando AVA. 178 f. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Multimeios do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, 2009.
YOSHIDA, Maria Carolina Cabestre Gamba. Atividades de estimulação da consciência fonológica por meio de um livreto destinado a alunos com deficiência auditiva/surdez. Orientadora: Vera Lúcia Capellini. 2017. 114 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista. Facudade de Ciências, Bauru, 2017.
XAVIER NETA, Celina Nair. Senta, que lá vem história! Representações de docentes sobre a Hora do Conto em Língua Brasileira de Sinais. Orientadora: Lodenir Becker Karnopp. 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, BR-RS, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Simone Silva de Paula, Rosemary Lapa de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Revista CH está licenciado sob CC BY-SA 4.0© 2 por R
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
- O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
- Os direitos autorais permanecem com os autores.
- Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
