IMANÊNCIA E CONHECIMENTO: PARA ALÉM DA INTERDISCIPLINARIDADE, A REDE E O RIZOMA

Autores

Palavras-chave:

Rede. Rizoma. Interdisciplinaridade. Conhecimento

Resumo

Trata-se de artigo que tem como objetivo problematizar a ideia de interdisciplinaridade, de modo a apontar seus limites epistemológicos ao considerar sua vinculação à lógica de organização disciplinar dos conhecimentos. Partindo da contextualização da sociedade contemporânea em termos de sua dinamicidade, instabilidade, indeterminação e, ainda, dos múltiplos processos educativos que acontecem nos diferentes espaços-tempos que a constituem, defendemos uma dimensão de redes para pensar o conhecimento no lugar de reduzi-lo a uma compartimentalização e hierarquização em disciplinas escolares. Assim, busca-se sustentar que apesar de sua aparente proposta inovadora, não há como defender a interdisciplinaridade sem tomar como pressuposto básico e manter intacta a existência das disciplinas, isto é, a dimensão que reduz o conhecimento a sua organização das disciplinas em campos delimitados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Ferraço, Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo - Brasil

Pós-Doutor, Doutor e Mestre em Educação. É bolsista de produtividade de pesquisa do CNPq. 

Marco Antonio Oliva Gomes, Professor na Universidade Vila Velha - Brasil

Doutor e Mestre em Educação. Professor na Rede Estadual de Educação do Espírito Santo. Pesquisador do Grupo de Estudos "Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos".

Referências

ALVES, Nilda. Redes educativas ‘dentrofora’ das escolas, exemplificadas pela formação de professores. In: DALBEN, Ângela; DINIZ, Júlio; LEAL, Leiva; SANTOS; Lucíola (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 49-66.

ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes, 1998.

CERTEAU Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes 1994.

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

GALLO, Silvio. Conhecimento, transversalidade e currículo. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/169231359/conhecimento-transversalidade-e-curriculo>. Acesso em: 06 set. 2018.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Campinas: Editorial Psy II, 1995.

MOREIRA, Antonio Flávio; SILVA Tomas Tadeu da. Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

NAJMANOVICH, Denise. O sujeito encarnado: questões para pesquisa no/do cotidiano. Rio Janeiro: DP%A, 2001.

Publicado

2018-12-29

Como Citar

Ferraço, C. E., & Gomes, M. A. O. (2018). IMANÊNCIA E CONHECIMENTO: PARA ALÉM DA INTERDISCIPLINARIDADE, A REDE E O RIZOMA. Cenas Educacionais, 1(2), 28–41. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/5678

Edição

Seção

Dossiê Temático