O (IN)SUCESSO ESCOLAR NOS TEARES DOS REGISTROS ESCOLARES

Autores

Palavras-chave:

Disciplinaridade. Interdisciplinaridade. Aprovação. Práticas docentes.

Resumo

Neste artigo apresentamos um estudo que mapeou os índices de reprovação e evasão a partir da análise de atas de resultados finais de turmas do 2º Ano do ano de 2012, em uma escola de ensino médio do município de Ibiassucê/BA, no intuito de analisar se há ou não relação entre práticas disciplinares e fracasso escolar. A pesquisa teve como base teóricos que discutem temas ligados à História da Educação, Cultura Escolar, Disciplinas e Práticas Pedagógicas como Charlot (2000), Benavante (1990), Foucault (2004) e Bourdieu (2002) por este discutir estratégias e táticas escolares que permitem a transmissão de conhecimentos circunscritos a um espaço/tempo. Através desse estudo, percebeu-se que os registros escolares constituíram fonte para a reafirmação de que o fracasso escolar precisa ser visto a partir de aspectos intrínsecos e extrínsecos a escola, de modo a repensar o processo de ensino e das práticas escolares existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clélia Gomes dos Santos, Mestranda em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano/Campus de Bom Jesus da Lapa). Licenciada em Letras. 

Grace Itana Cruz de Oliveira, Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Brasil

Mestra em Educação de Jovens e Adultos. Graduada em Pedagogia e em Letras. 

 

Referências

AQUINO, Julio G. Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Ed. Summus, 1997.

ARROYO, Miguel G. da. Escola coerente à Escola possível. São Paulo: Loyola, 1997 (Coleção Educação popular – nº 8.).

BAHIA. CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CEE nº 127 de 1997. Disponível

em: eventos.tmunicipal.org.br/gestaoescolar/material_didatico/ed_17abr_resolucao_ceen127pdf. Acesso em: 18/07/2013.

BOURDIEU, P. Fieldwork in philosophy. In: ______. Coisas ditas. Tradução Cássia R. da Silveira e Denise Moreno Pegorim. São Paulo: Brasiliense, 1990a.

______. Estruturas, habitus e práticas. In: ______. Esboço de uma teoria da prática. Tradução Miguel Serras Pereira. Oeiras: Celta, 2002b.

______. Obras culturais e disposição culta. In: BOURDIEU, P.; DARBEL, A. O amor pela arte –os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: Edusp/Zouk, 2003.

______. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (Org.). Escritos de educação. Tradução Magali de Castro. Rio de Janeiro: Vozes, 1998. 73-86, São Paulo, Jul./Dez. 1991.

CHARLOT, Bernard. Da Relação com o Saberes: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

FOUCAULT, M. Ditos e escritos V: Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

LARA, Tiago Adão. A escola que não tive. O professor que não fui. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

NARDOQUE, Sedeval; SALMAZO, Jucélio. A educação no campo e evasão escolar no assentamento Itamarati – Ponta Porã (MS). Disponível em: www.lagea.ig.ufu.br/xx1enga/anais_enga_2012/eixos/1347_1.pdf. Acesso em: 18/07/2013.

OLIVEIRA, Paula Cristina Silva de. “Evasão” escolar de alunos trabalhadores na EJA. Disponível em: http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Arquivos. Acesso em: 22/03/201.

SANTANA, Thaine Souza. A regulação da produção discursiva entre professor e alunos em um ambiente de modelagem matemática / Thaine Souza Santana . - 2011. 112 f.

Publicado

2018-07-14

Como Citar

Santos, C. G. dos, & Oliveira, G. I. C. de. (2018). O (IN)SUCESSO ESCOLAR NOS TEARES DOS REGISTROS ESCOLARES. Cenas Educacionais, 1(1), 321–334. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/5150

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)