PRORROGAÇÃO da Chamada pública para composição do Dossiê Temático ENSINO DE GEOGRAFIA: O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO E A VISIBILIDADE DA APRENDIZAGEM

2022-08-17

EMENTA:

O Dossiê tem como objetivo, promover a discussão teórica e prática sobre o ensino da Geografia, com especial e imprescindível destaque para o pensamento espacial e a formação do raciocínio geográfico, considerando os seus princípios e práticas de sala de aula, bem como a análise e aplicação de instrumentos avaliativos, com vistas à visibilidade da aprendizagem pretendida com a docência, no âmbito do referido componente curricular, na educação básica. 

O ensino do Raciocínio Geográfico e do seu componente principal, o Pensamento Espacial, deve ser o objetivo primaz da Geografia Escolar. Nesse sentido,  o debate em torno dessa temática e de seus desdobramentos, bem como a especialização do olhar sobre a cidade por meio das operações mentais e espaciais envolvendo conceitos e categorias, em especial, paisagem e lugar, torna-se necessário e importante para um novo olhar sobre o ensino de Geografia. Ante o exposto, o Dossiê temático Ensino de Geografia: o Raciocínio Geográfico e a Visibilidade da Aprendizagem, acolherá propostas que contemplem o escopo teórico e prático anunciado, de modo que resulte em um compêndio de discussões especializadas sobre o assunto e fortaleça o conhecimento acerca do tema, de modo a aprimorar o trabalho docente no âmbito do ensino de Geografia.

Encerramento: 16 de novembro de 2022. (Prorrogada até o dia 31 de janeiro de 2023)

Instruções:
- Os manuscritos podem ser submetidos em português, espanhol ou inglês.

- As orientações para apresentação/redação de artigos constam na página WEB da CEDU (https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/about/submissions#onlineSubmissions)

- Os manuscritos devem ser enviados via sistema da CEDU (https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/login) indicando nos COMENTÁRIOS PARA O EDITOR que a proposta deve ser direcionada ao dossiê ENSINO DE GEOGRAFIA: O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO E A VISIBILIDADE DA APRENDIZAGEM.
- OBS: todas as propostas submetidas passarão por análise preliminar pela organização/editoria para verificação de adequação ao escopo do dossiê temático. Caso sejam selecionados, serão encaminhados para o processo de revisão às cegas por pares, conforme as normas da CEDU.

 

Organização:

Profª Drª Adriana David Ferreira Gusmão - Doutora em Geografia. Professora do DG, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Pesquisadora no Grupo de Estudos em Inovação, Suporte e Recursos Didáticos-GEISER e docente no PPGEn - UESB

Prof Dr Vicente de Paulo da Silva - Doutor em Geografia. Professor na Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Efeitos e Riscos nos Grandes Empreendimentos.

Profª Drª Carina Copatti - Doutora em Educação nas Ciências. Professora na Universidade Federal do Espírito Santo. Vice-líder do Grupo de Investigadores Iberoamericanos em Educação Geográfica.