Chamada pública para dossiê temático: ENSINO/EDUCAÇÃO E/PARA DIREITOS HUMANOS

2021-04-01

Discussões nos campos educacional e dos Direitos Humanos emergem dentre aquelas com relevância social, cultural e acadêmica-científica, que ao interagirem demandam mais e melhores aprofundamentos teóricos-metodológicos. Então, é importante que sejam apresentadas e discutidas propostas que subsidiem incorporações, ressignificações e lutas pelos Direitos Humanos, especialmente aquelas com enfoque educacionais que contemplem as diversidades culturais, étnicas, geracionais, sexuais, entre tantas outras. Destarte, este chamamento de dossiê temático acolherá escritas originadas de pesquisas, intervenções ou reflexões que relatem experiências, resultados de pesquisa ou reflexões que enfoquem o ensino/educação e/para os Direitos Humanos direcionados às crianças, jovens, adultos ou idosos, nas variadas perspectivas (formais, não-formais e informais), espaços-tempo (rede escolar, estágios curriculares e extracurriculares, movimentos sociais, cursos-formações, ... ) e modalidades (Pesquisa, Ensino, Extensão, Gestão, ... ). Poderão ser submetidos para avalição contribuições inéditas produzidas por pesquisadoras(es), estudantes, ativistas e profissionais.

Encerramento: 30 de junho de 2021.

 

Instruções:

- Os manuscritos podem ser submetidos em português, espanhol ou inglês (OBS: após aprovação será necessário o envio da versão em língua estrangeira, para submissões inicialmente em português / no caso de submissão em língua estrangeira, após aprovação, será necessário envio da versão em português).

- As diretrizes para apresentação do(s) manuscrito(s) constam no portal da CEDU (https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/about/submissions#onlineSubmissions)

- Todas as propostas deverão ser enviadas via sistema da CEDU (https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/login) indicando nos COMENTÁRIOS PARA A(O) EDITOR(a) que a direcione a(o)(s) organizadoras(es) do dossiê temático ENSINO/EDUCAÇÃO E/PARA OS DIREITOS HUMANOS.

- As submissões passarão por análise preliminar das(os) organizadoras(es)/editoras(es) quanto a adequação ao escopo do dossiê temático. Caso sejam consideradas adequadas à proposta, serão encaminhadas para o processo de revisão as cegas por pares, conforme as normas da CEDU.

 

Organização:

Ilzver de Matos Oliveira – Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor-pesquisador na Universidade Católica do Paraná.

Leila Maria Prates Teixeira Mussi – Doutoranda em Memória, Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professora-pesquisadora na Universidade do Estado da Bahia e nas Faculdades Santo Agostinho.

Luciano de Oliveira Souza Tourinho – Doutor em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Professor-pesquisador na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e nas Faculdades Santo Agostinho.