O MUSEU COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
Palavras-chave:
Museu, Conhecimento Científico, Cultura, Educação, DesignResumo
Este artigo aborda a necessidade de refletir sobre a visita/aula ao museu, como forma de transmissão de conhecimentos na perspectiva de aliar o conhecimento teórico adquirido na sala de aula ao conhecimento prático. A visita ao museu foi escolhida no âmbito da disciplina Cultura Angolana do 4.º ano do Curso de Design. O objetivo principal da visita/aula foi situar os estudantes sobre a importância dos museus, em particular do Museu Regional da Huíla, e levá-los a perceber que tipos de materiais estão nesse acervo, e ao mesmo tempo apreender as diferenças e semelhanças culturais face ao processo de mudança que o país atravessa. Trata-se de descrever essa experiência na perspectiva da prática pedagógica fora da sala de aula, e da atuação do docente para lograr os objetivos preconizados no programa da disciplina de Cultura Angolana.