AS RAÍZES DA GLOBALIZAÇÃO PARA UM DESENVOLVIMENTO REVERSO EM ÁFRICA: O TERRORISMO E SEUS EFEITOS EM CABO DELGADO – MOÇAMBIQUE

Autores

  • Fidel Terenciano Universidade Alberto Chipande e Escola Superior de Economia e Gestão em Moçambique.
  • Zito Pedro nstituto para o Desenvolvimento Econômico e Social – IDES/ Moçambique.

Palavras-chave:

Globalização, Desenvolvimento Reverso , Terrorismo , Cabo Delgado

Resumo

Este artigo analisa os efeitos da globalização nos processos de desenvolvimento, e o debate sobre o terrorismo e seus efeitos em Cabo Delgado. A retórica sobre a globalização foi responsável por um conjunto de transformações na sociedade, o que permitiu o boom de expectativas sobre integração econômica, além do surgimento de novos tipos de exclusão. Trata se de um artigo de revisão, desenvolvido com base em dados recolhidos em relatórios governamentais, estudos empíricos, literatura cinzenta que ilustra a relação dicotômica entre globalização, desenvolvimento e os efeitos do terrorismo. Também foi realizado um exame empírico para uma análise de discursos públicos e depoimentos oficiais. Os resultados deste artigo indicam que o terrorismo em Cabo Delgado é um efeito direto da globalização na região da África e impacta negativamente nas dinâmicas de desenvolvimento local. Deste modo para que haja maior restruturação, a globalização deve responder as necessidades das populações, pois atualmente produz efeitos negativos na segurança comunitária, deslocamentos internos, desemprego / subemprego, queda da produção dos agentes econômicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fidel Terenciano, Universidade Alberto Chipande e Escola Superior de Economia e Gestão em Moçambique.

Docente da Universidade Alberto Chipande e Escola Superior de Economia e Gestão em Moçambique. Doutor em Ciência Política e Instituições Públicas – PPGPol UFSCar (Brasil).

Zito Pedro, nstituto para o Desenvolvimento Econômico e Social – IDES/ Moçambique.

Doutorado em Ciência Política na UNICAMP. Investigador do Instituto para o Desenvolvimento Econômico e Social – IDES.

Downloads

Publicado

2024-02-10