ASTROFÍSICA E HISTÓRIA DA ÁFRICA EM TRANSVERSALIDADE: POSSIBILIDADES DOS (AB)USOS DOS MITOS DOGONS NA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03 E DO COMBATE AO PRECONCEITO DE COR

Autores

  • Rodrigo Castro Rezende UFF / Campos dos Goytacazes

Palavras-chave:

Ensino de Física e de História, Transversalidade na Lei 10.639/03 , Base Nacional Comum Curricular (BNCC) , Mitos de Criações do Povo Dogon , Combate ao Racismo

Resumo

No presente artigo foram discutidas as possibilidades de utilização dos mitos do povo dogon, localizado no atual Mali, África, como ferramentas para que os docentes combatam os preconceitos de cor no âmbito da sala de aula. Neste sentido, vamos tecer uma análise interdisciplinar entre a física (Astrofísica) e a História (História da África), levando em consideração a transversalidade exigida pela Lei 10.639/03, para os anos finais do ensino fundamental (8º e 9º anos) e para todo o ensino médio. Como fontes de pesquisa, analisaremos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os mitos de criações dos dogons, retirados das obras “Dieu d’eau: entretiens avec Ogotemmêli” e “Le Renard Pâle”, escritas, respectivamente, por Marcel Griaule e por Marcel Griaule e Germaine Dieterlen.

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Biografia do Autor

Rodrigo Castro Rezende, UFF / Campos dos Goytacazes

Professor adjunto da UFF, campus dos Goytacazes (RJ). Doutor em História pela UFF. Membro do Grupo de Pesquisa África do Século XX.

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Publicado

2023-10-19