A COOPERAÇÃO NO DESPORTO MILITAR ENTRE ANGOLA E A NAMÍBIA (2004 –2016)

Autores

  • Leonardo Tuyenikumwe Pedro ISCED Huíla/ Angola.

Palavras-chave:

Angola; Cooperação; Desporto Militar; Defesa; Forças Armadas Angolanas; Namibian Defence Force / Forças de Defesa Namibiana.

Resumo

No quadro institucional das relações Angola–Namíbia, na área da defesa, desenvolvem-se cooperações multidimensionais para fins diversos, a exemplo da proteção das fronteiras terrestre, marítima e do espaço aéreo. Os protocolos de cooperação abrangem também, entre outros setores, os da formação de pessoal, serviços de informação e desportos militares. As relações entre os dois países, na área dos desportos militares, foram estabelecidas, formalmente, em 2004. E os primeiros jogos militares teriam acontecido em 2005, como parte do acordo assinado na cidade do Lubango, em 18 de setembro de 1990. Este artigo objetivou analisar as relações de cooperação existentes entre Angola e Namíbia, na área do desporto militar, a fim de compreender as suas causas estratégicas, o impacto na manutenção da paz e na promoção do princípio de boa vizinhança por parte dos dois Estados, entre os anos de 2004 e 2016. Metodologicamente, este texto foi desenvolvido em 3 fases: pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas. Quando à metodologia, utilizou-se o método histórico, compreendido em três fases:  heurística, crítica histórica e hermenêutica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Tuyenikumwe Pedro, ISCED Huíla/ Angola.

Doutor em História Moderna e Contemporânea, ramo de Defesa e Relações Internacionais pelo ISCTE-IUL, Lisboa. Professor efetivo no MAGO e colaborador no Instituto Superior de Ciências da Educação da Huila (ISCED-Huila), Investigador Integrado do Centro de Estudos Internacionais (CEI-ISCTE-IUL).

Downloads

Publicado

2023-01-27