INFÂNCIA, RACISMO E MEMÓRIAS COLONIAIS

O IMPACTO DE UMA MEMBRANA MIGRATÓRIA SELETIVA EM CRIANÇAS MIGRANTES DESACOMPANHADAS NA ITÁLIA

Autores

  • Karine de Souza Silva UFSC
  • João Barbosa Pina Pereira UFSC
  • Patrícia Nabuco Martuscelli USP

Palavras-chave:

Crianças Desacompanhadas; Migração; Refúgio; Itália.

Resumo

A Europa tem recebido muitos imigrantes nos últimos anos, sobretudo, a Itália. O presente estudo aborda como o racismo presente na sociedade italiana, fruto de sua experiência colonial, impacta diretamente a decisão sobre quais indivíduos são bem-vindos e aqueles que constituem uma ameaça, sendo, portanto, evitados a todo custo no país. Neste sentido, a membrana migratória seletiva e racista da Itália é analisada com o objetivo de se verificar se há uma restrição do ingresso de crianças desacompanhadas não brancas no seu território. A pesquisa é baseada em um estudo de caso aliando fontes primárias, secundárias e uma entrevista. Verificou-se que o ingresso e a permanência a longo prazo das crianças desacompanhadas na Itália são diretamente afetadas por uma mentalidade racista e reforçadas recentemente pela implementação de dois decretos legislativos durante o mandato do Ministro do Interior Matteo Salvini.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine de Souza Silva, UFSC

Doutora em Direito (UFSC), professora dos Programas de Pós-Graduação em Relações Internacionais e em  Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora Produtividade em Pesquisa PQ CNPq. Titular da Cátedra Jean Monnet da União Europeia e da Cátedra Sérgio Vieira de Mello CSVM/ACNUR. Coordenadora do EIRENÈ - Centro de Pesquisas e práticas Decoloniais e Pós-coloniais aplicadas às Relações Internacionais e ao Direito Internacional‖ e do Projeto de Extensão CSVM para Migrações e Refúgios.

João Barbosa Pina Pereira, UFSC

Bacharel em Relações Internacionais (UFSC) e mestrando programa Erasmus Mundus MITRA - Migrações Transnacionais (2020-2022).

Patrícia Nabuco Martuscelli, USP

Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), membro do Social Science Research Fellow in Conflict and Migration e do Institute for Risk and Disaster Reduction, University College London (UCL), Londres.

Downloads

Publicado

2022-05-25