COOPERAÇÃO SUL-SUL

O PAPEL DO PROGRAMA DE ESTUDANTE CONVÊNIO-PÓS-GRADUAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS EM MOÇAMBIQUE

Autores

  • Katia Sara Henriques Xavier-Zeca Correio Universidade Joaquim Chissano-Moçambique

Palavras-chave:

Cooperação; Desenvolvimento; PEC-PG; Pesquisa; Moçambique.

Resumo

O artigo é parte de uma pesquisa exploratória que pretende dissertar sobre o contributo da Cooperação Sul-Sul: O Papel do Programa de Estudante Convênio-Pós-Graduação (PEC-PG) para o desenvolvimento das Ciências Sociais em Moçambique. O objetivo é analisar como o PEC-PG tem contribuído para o desenvolvimento das Ciências Sociais em Moçambique, através da cooperação educacional. Num país onde a primeira instituição de ensino superior tem pouco mais de 50 anos. Em termos metodológicos partiu-se de uma abordagem de revisão sistemática da literatura e dos dados existentes sobre as teses defendidas no Brasil, disponível na plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pode-se concluir que o PEC-PG tem tido um papel relevante na formação de quadros dos PALOP, onde Moçambique tem sido o país que lidera em termos de estudantes que tem beneficiado do programa no âmbito da pós-graduação.

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Biografia do Autor

Katia Sara Henriques Xavier-Zeca Correio , Universidade Joaquim Chissano-Moçambique

Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional. Professora Assistente na Universidade Joaquim Chissano-Moçambique.

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Publicado

2022-05-23