Alfabetização Matemática e Educação do Campo: desafios e reflexões teórico-prática partir de uma escola do Sudeste Paraense

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Hugo Vinicius de Sousa Santos
Carlos Alberto Gaia Assunção
Werventon dos Santos Miranda

Resumo

Resumo


Este texto aborda a alfabetização matemática na Educação do Campo, com foco específico na Escola Municipal de Ensino Fundamental Juscelino Kubitschek, localizada na vila São Raimundo, no município de Bom Jesus do Tocantins, sudeste paraense. É apresentado o levantamento bibliográfico sobre as pesquisas de pós-graduação (mestrado e doutorado) no Brasil ao longo da última década (2011 a 2020), enfocando a alfabetização matemática no campo. Para referenciar a pesquisa, trabalhos como Oliveira J. (2012), Silva (2017), Santos (2019) e Oliveira R. (2017) que fornecem contribuições significativas para esta pesquisa. Estes autores discutem a importância de uma abordagem contextualizada e interdisciplinar para a alfabetização matemática no campo. Seguimos então para um estudo de caso realizado na Escola Juscelino Kubitschek. A pesquisa de campo incluiu observações das práticas de ensino e aprendizagem nas turmas do 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental. As análises, dos dados coletados foram ancoradas nos referenciais teóricos e permitiu uma interconexão entre a prática observada e as perspectivas teóricas. As discussões das implicações teóricas e práticas da pesquisa sugerem caminhos para futuras investigações. Este trabalho contribui para a compreensão da alfabetização matemática no contexto rural, destacando a importância de uma pedagogia sensível às especificidades locais e integrada às práticas culturais dos alunos.


 


Palavras chave: Alfabetização Matemática. Educação do Campo. Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

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Como Citar
Santos, H. V. de S., Assunção , C. A. G., & Miranda , W. dos S. (2025). Alfabetização Matemática e Educação do Campo: desafios e reflexões teórico-prática partir de uma escola do Sudeste Paraense . Revista Baiana De Educação Matemática, 6(1), e202513. https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.23640
Seção
Dossiê - Educação Matemática Contemporânea: desafios e perspectivas em práticas pedagógicas
Biografia do Autor

Hugo Vinicius de Sousa Santos, Secretaria de Educação do Município de Abel Figueiredo

 Professor da educação básica do município de Abel Figueiredo. Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática Pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMESSP)

Carlos Alberto Gaia Assunção , Docente no Curso de Licenciatura em Educação do Campo ICH/UNIFESSPA

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará).

Werventon dos Santos Miranda , Servidor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Educacional (SEMUDED) de Nova Ipixuna

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará.

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