Alfabetização Matemática e Educação do Campo: desafios e reflexões teórico-prática partir de uma escola do Sudeste Paraense
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo
Este texto aborda a alfabetização matemática na Educação do Campo, com foco específico na Escola Municipal de Ensino Fundamental Juscelino Kubitschek, localizada na vila São Raimundo, no município de Bom Jesus do Tocantins, sudeste paraense. É apresentado o levantamento bibliográfico sobre as pesquisas de pós-graduação (mestrado e doutorado) no Brasil ao longo da última década (2011 a 2020), enfocando a alfabetização matemática no campo. Para referenciar a pesquisa, trabalhos como Oliveira J. (2012), Silva (2017), Santos (2019) e Oliveira R. (2017) que fornecem contribuições significativas para esta pesquisa. Estes autores discutem a importância de uma abordagem contextualizada e interdisciplinar para a alfabetização matemática no campo. Seguimos então para um estudo de caso realizado na Escola Juscelino Kubitschek. A pesquisa de campo incluiu observações das práticas de ensino e aprendizagem nas turmas do 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental. As análises, dos dados coletados foram ancoradas nos referenciais teóricos e permitiu uma interconexão entre a prática observada e as perspectivas teóricas. As discussões das implicações teóricas e práticas da pesquisa sugerem caminhos para futuras investigações. Este trabalho contribui para a compreensão da alfabetização matemática no contexto rural, destacando a importância de uma pedagogia sensível às especificidades locais e integrada às práticas culturais dos alunos.
Palavras chave: Alfabetização Matemática. Educação do Campo. Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
Referências
CARRILLO, J., CONTRERAS, L., & OTEÍZA, Luiz Espinosa. O ensino e aprendizagem de matemática em contextos rurais: Desafios para o século XXI.2012.
DANYLUK, Oscana. Sônia. Um estudo sobre o significado da alfabetização matemática. Rio Claro (SP): IGCE-UNESP, 1988.
GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1999.
IENO, Daniela. Etnomatemática a Matemática em Outros Contextos Culturais. Florianópolis –SC, 1999.
MOURA, Almir Pereira de. Área de figuras planas no 6º ano do ensino fundamental: um estudo sobre aproximações e distanciamentos entre o saber ensinado e o saber aprendido. (Mestrado) -Universidade Federal de Pernambuco, CE. Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica, 2019.
MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento: sua contribuição à ruptura de pré-conceitos. Revista de Educação da UFSM, Santa Maria: Centro de Educação, v. 40, 2015.
MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Maria Barboza. Estado do conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul./dez. 2014.
OLIVEIRA, José Sávio Bicho de; Alfabetização matemática no contexto ribeirinho: um olhar sobre as classes multisseriadas da realidade amazônica. Dissertação (mestrado) Universidade Federal do Pará –UFPA, Programa de Pós-Graduação em Educação e Matemáticas –PPGECM, Belém, 2012.
OLIVEIRA, Rosélia Sousa de. Alfabetização matemática e suas conexões na aprendizagem de conceitos de análise de custos: um estudo com alunos do curso tecnólogo em gestão de cooperativas e agroindústria. Dissertação (mestrado) Escola Superior de Educação de Bragança, Bragança, 2017.
PERIRA, Patrícia Martins; e BORBA, Valéria Mariade Lima; A prática do professor de Matemática dos anos iniciais: da formação inicial ao cotidiano da ação educativa. UFCG –2016.
SANTOS, Sônia Maria dos; ROCHA, Juliano Guerra :História da alfabetização e suas fontes. Uberlândia –MG,2018.
SOUZA, Kátia do Nascimento Venerando de; alfabetização matemática: considerações sobre a teoria e a prática. Universidade Estadual de São Paulo –UNESP, Marilia –SP, 2010.
SMOLE, Kátia Cristina Stocco. & CANDIDO, Patrícia Terezinha. Matemática e literatura infantil. Belo Horizonte: Lê, 1997.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch; A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. Martins Fontes -1978.