Concepções de professores de Matemática sobre o uso de jogos em suas aulas
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Resumo
Neste texto, apresenta-se um recorte de pesquisa desenvolvida em nível de mestrado e adota-se como objetivo investigar se e como os professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas da rede pública municipal de Poço Redondo (SE) utilizam os jogos em suas aulas. Fundamentou-se acerca dos apontamentos de Grando, Muniz e Borin sobre a relevância e contribuição que o jogo tem para o ensino aprendizagem da matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de um estudo de caso realizado com onze professores de Matemática do referido lócus de pesquisa. Concluiu-se que todos os docentes fazem usos de jogos em suas aulas e os entendem como um recurso pedagógico que pode contribuir com a aprendizagem matemática dos estudantes. Ademais, para seu desenvolvimento em aula, foi possível perceber três situações mediadas pelas concepções dos participantes. A primeira, planejar e testar o jogo antes de levá-lo para sala, a segunda, a utilização dele antes e depois do conteúdo estudado e, por último, os obstáculos que surgem para e durante sua ação.
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