Concepções de professores de Matemática sobre o uso de jogos em suas aulas

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Alixandre Marques Cruz
Carlos Alberto de Vasconcelos

Resumo

Neste texto, apresenta-se um recorte de pesquisa desenvolvida em nível de mestrado e adota-se como objetivo investigar se e como os professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas da rede pública municipal de Poço Redondo (SE) utilizam os jogos em suas aulas. Fundamentou-se acerca dos apontamentos de Grando, Muniz e Borin sobre a relevância e contribuição que o jogo tem para o ensino aprendizagem da matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de um estudo de caso realizado com onze professores de Matemática do referido lócus de pesquisa. Concluiu-se que todos os docentes fazem usos de jogos em suas aulas e os entendem como um recurso pedagógico que pode contribuir com a aprendizagem matemática dos estudantes. Ademais, para seu desenvolvimento em aula, foi possível perceber três situações mediadas pelas concepções dos participantes. A primeira, planejar e testar o jogo antes de levá-lo para sala, a segunda, a utilização dele antes e depois do conteúdo estudado e, por último, os obstáculos que surgem para e durante sua ação.

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Como Citar
Cruz, A. M., & Vasconcelos, C. A. de. (2025). Concepções de professores de Matemática sobre o uso de jogos em suas aulas . Revista Baiana De Educação Matemática, 6(1), e202512. https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.23496
Seção
Dossiê - Educação Matemática Contemporânea: desafios e perspectivas em práticas pedagógicas
Biografia do Autor

Alixandre Marques Cruz, Universidade Federal de Sergipe

Secretaria da Educação do Estado de Alagoas (SEDUC-AL). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Carlos Alberto de Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe

Professor na Universidade Federal de Sergipe, lotado no Depto de Educação; Professor no Programa de Pós Graduação em Educação; no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e na Rede Nordeste de Ensino (RENOEN-Doutorado em Ensino). Com graduação em licenciatura Geografia, Pedagogia, Letras vernáculas e Letras Espanhol. Especialização em Geografia do Brasil (FUNESO), Atualização Pedagógica para Professores e Instrutores de Treinamento (UFRPE), Educação Ambiental (UFPE) e Desenvolvimento Sustentável para o Semiárido Nordestino (UFCG); Mestrado (2000) e Doutorado (2009) em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe; Estágio Pós Doutoral em Educação Contemporânea (2015-UFPE) e Estágio Pós-doutoral em Educação (UESB-2022).

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