Ensino de Educação Financeira e Resolução de Problemas: um exame de Pesquisas Brasileiras (2008-2023)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar quais conceitos de Educação Financeira foram explorados por meio da Metodologia de Resolução de Problemas. O estudo, de natureza qualitativa, consistiu em uma revisão sistemática da literatura de trabalhos finais de cursos de doutorado e mestrado, abrangendo o período de 2008 a 2023. Os resultados indicam que todos os trabalhos analisados utilizaram a Matemática Financeira básica. Entre os elementos de finanças, destacaram-se o planejamento financeiro, o orçamento, o investimento e o empréstimo. No que diz respeito à Metodologia de Resolução de Problemas, dois trabalhos deram ênfase na sua aplicação prática em cenários reais, enquanto os demais adotaram essa metodologia como o enfoque central para o ensino da Matemática.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática: por que através da resolução de problemas. Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, n. 35, 2014.
ARAÚJO, José Joálisson Alexandrino de. Um estudo sobre o endividamento no contexto da educação matemática financeira. 2023. Dissertação de Mestrado. Campina Grande – PB, Universidade Estadual da Paraíba.
BRASIL. Comitê Nacional de Educação Financeira. Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Plano Diretor. Brasília: ENEF, 2010a.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base. MEC/SEB, 2018.
CARGNIN, Rita Maria. Matemática Financeira na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta de ensino através da resolução de problemas. 2015. Dissertação de Mestrado. Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, RS.
CRUZ, Nilciede Silva. Aritmética em sala de aula: jogos, mágica, diversão e desafios. 2017. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Matemática Profissional. UFRPE.
DANTAS, Joelton Enilson. O ensino de educação financeira nas escolas. Revista QUALYACADEMICS. Editora UNISV; v.1, n. 3, 2023. p. 200-210. ISSN 978-65-85898-31-7 | D.O.I.: http://doi.org/10.59283/ebk-978-65-85898-31-7.
DA SILVA, Amarildo Melchiades; POWELL, Arthur Belford. Um programa de educação financeira para a matemática escolar da educação básica. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013.
DINIZ JUNIOR, Francisco. Formulação e resolução de problemas com panfletos e propagandas: Uma proposta de ensino em Matemática Financeira como perspectiva para o letramento matemático. 2021. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual da Paraíba.
EVES, Howard. Introdução à história da matemática. Tradução de Hygino H. Domingues. Campinas (SP): Editora da UNICAMP, 2004.
FERNANDES, Pamela Franco. Educação matemática financeira: uma abordagem socioeconômica no 2º ano do ensino médio politécnico. 2016. 80 f. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) -Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS.
FRANZONI, Patricia da Graça Rocha. Investigação matemática no ensino de educação financeira e economia: uma vivência com licenciandos em matemática. 2020. Tese de Doutorado. Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise TolfO. Métodos de pesquisa.1ªed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GERVÁZIO, Suemilton Nunes. A Heurística Matemática: uma aliada aos processos de ensino e aprendizagem. Tese (Doutorado em Educação Científica Matemática e Tecnológica) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
HERMINIO, Paulo Henrique. Matemática Financeira: um enfoque da resolução de problemas como metodologia de ensino e aprendizagem. 2008. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro-SP.
MARCONATO, Eliane do Carmo et al. O Ensino da Matemática Financeira como Possibilidade de Refletir sobre Educação Financeira via Resolução de Problemas. 2020. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual do Centro-oeste, UNICENTRO – PR.
MIRANDOLA, Sheila Maria Brandão de Paula. Aspectos da prática de ensino de professores (as) de Matemática no contexto do Programa A União Faz a Vida. 2022. Dissertação de Mestrado. Universidade do Oeste Paulista-SP.
MIRON, Tatiele Fátima. Metodologia de Resolução de Problemas: ensino e aprendizagem de conceitos de Matemática Financeira no EJA. 2013. Dissertação de Mestrado. Universitário Franciscano de Santa Maria, RS.
MORAIS, Vanessa da Silva Chaves de. Educação Financeira no ensino fundamental: uma possibilidade para o desenvolvimento de competências. 2023. Tese de Doutorado. Universidade Franciscana – UFN, Santa Maria-RS.
OLIVEIRA, Bruno Henrique de. Matemática financeira no ensino médio: uma proposta metodológica de ensino. 2015. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de São Carlos, UFSCar.
ONUCHIC, Lourdes de La Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema - Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, SP, v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011.
PARREIRA, Ulisses Queiroz.; ALVES, Deive Barbosa.; SOUSA, Marcos Antonio de. Robótica na educação: uma revisão da literatura. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 10, n. 1, p. e22005, 2022.
PINHEIRO, Ricardo Pena. Educação financeira e previdenciária, a nova fronteira dos fundos de pensão. São Paulo: Peixoto Neto, 2008.
RIBEIRO, Sandra Martins Carlos. Uma proposta de jogo matemático na Educação de Jovens e Adultos (EJA): reforçando conceitos de porcentagem. 2021. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Lavras-MG.
SILVA, Matheus Terleski. Uma trajetória hipotética de aprendizagem para a educação financeira. 2024. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Londrina- PR.
SOARES, Soraia Shellyda Lins Tarquino. Educação financeira nos anos iniciais: uma proposta de sequência didática na perspectiva da educação inclusiva. 2023. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUZA, Cleide Cristina Zen de. O ensino da matemática financeira na escola numa perspectiva de educação para vida. 2016. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Paraná-PR.
SOUSA, Luciene de. Resolução de problemas e simulações: investigando potencialidades e limites de uma proposta de educação financeira para alunos do ensino médio de uma escola da rede privada de Belo Horizonte (MG). 2012. Dissertação de Mestrado. Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto-MG.
VILA, Antoni; CALLEJO, María Luz. Matemática para aprender a pensar: o papel das crenças na resolução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e Metodológicas. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 165-189, 2014. http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08>.