Ensino de Educação Financeira e Resolução de Problemas: um exame de Pesquisas Brasileiras (2008-2023)

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Nadir Santos Freitas
Ivanete Batista dos Santos

Resumo

Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar quais conceitos de Educação Financeira foram explorados por meio da Metodologia de Resolução de Problemas. O estudo, de natureza qualitativa, consistiu em uma revisão sistemática da literatura de trabalhos finais de cursos de doutorado e mestrado, abrangendo o período de 2008 a 2023. Os resultados indicam que todos os trabalhos analisados utilizaram a Matemática Financeira básica. Entre os elementos de finanças, destacaram-se o planejamento financeiro, o orçamento, o investimento e o empréstimo.  No que diz respeito à Metodologia de Resolução de Problemas, dois trabalhos deram ênfase na sua aplicação prática em cenários reais, enquanto os demais adotaram essa metodologia como o enfoque central para o ensino da Matemática.

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Como Citar
Freitas, N. S., & Santos, I. B. dos. (2025). Ensino de Educação Financeira e Resolução de Problemas: um exame de Pesquisas Brasileiras (2008-2023). Revista Baiana De Educação Matemática, 6(1), e202511. https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.23430
Seção
Dossiê - Educação Matemática Contemporânea: desafios e perspectivas em práticas pedagógicas
Biografia do Autor

Nadir Santos Freitas, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda no curso da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN).

Ivanete Batista dos Santos, universidade federal de Sergipe

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (1984), graduação em Bacharelado Em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1998) e doutorado em Educação, História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é professora associada do Departamento de Matemática e do programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de ensino de Matemática, e desenvolve pesquisa sobre as seguintes temáticas: história da educação matemática, educação matemática, metodologias e recursos para o ensino de matemática, trajetória de formação e atuação de professores que ensinam matemática.

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