Concepções de licenciandos em Matemática sobre a formação inicial para o ensino com tecnologias digitais em uma universidade baiana
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A utilização de tecnologias digitais na prática do professor de Matemática pode promover a aprendizagem, a partir da experimentação matemática, bem como favorecer uma atitude ativa do estudante no processo de aprendizagem. Porém, para que as tecnologias digitais façam parte efetivamente da prática docente é preciso que professores vivenciem experiências de ensino e aprendizagem com esses recursos em sua formação. Assim, essa pesquisa propôs investigar como licenciandos em Matemática têm vivenciado em sua formação a prática com tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem de Matemática. A fundamentação teórica está no constructo teórico seres-humanos-com-mídias. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo procedimento realizado foi a entrevista semiestruturada. Os participantes foram vinte estudantes do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz. O referencial analítico foi a Análise de Conteúdo. Da codificação emergente dos dados resultaram cinco categorias que representam as concepções dos entrevistados sobre a formação para o ensino com tecnologias digitais no referido curso de licenciatura, a saber: Visualização matemática e domesticação das mídias; Ausência das tecnologias na Educação Básica; Experimentação com tecnologias; Tecnologias digitais salvando o ensino de Matemática; e Reformulação do currículo e a formação continuada. Conclui-se que falta aos discentes a percepção de que as tecnologias condicionam a construção de conhecimento e possuem potencialidades que vão além do fator de motivação. Entre as sugestões dos participantes para um curso de licenciatura que prepare para o ensino com tecnologias digitais, estão a atenção para o currículo e a atualização dos professores formadores.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
ARAÚJO, Taiane de Oliveira Rocha; SILVA, Maria Deusa Ferreira da; OLIVEIRA, Mateus Souza de. Grupos de pesquisa da área de matemática que estudam sobre as tecnologias digitais. Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), 2022. DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.14787
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Qualitative Research for Education: An Introduction to Theories and Methods. 5. ed. Boston: Pearson Education, 1994.
BORBA, Marcelo de Carvalho. The future of Mathematics Education since COVID – 19: Humans -with-media or Humans – with – non – living – things. Education Studies in Mathematics, v. 108, p. 385 – 400, 2021.
BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
BORBA, Marcelo de Carvalho; SCUCUGLIA, Ricardo Rodrigues da Silva; GADANIDIS, George. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: Sala de Aula e Internet em Movimento. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
BORBA, Marcelo de Carvalho; SOUTO, Daise Lago Pereira; CANEDO JUNIOR, Neil da Rocha. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a Quinta Fase das Tecnologias Digitais. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
CORNÉLIO, Angelina. História da Tecnologia: Da Pré-História ao Metaverso. Use, 2021. Disponível em <https://usemobile.com.br/historia-da-tecnologia/>. Acesso em: 22 de abril de 2024.
D’AMBRÒSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 23ª Ed. Campinas: Papirus, 2012.
IANELLI, Alexandra Carmo Caceres; SILVA, Ricardo Rodrigues Scucuglia da. Imagem da Matemática e multimodalidade em vídeos do “Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática”. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, PR, Brasil, v.12, n.28, p.20-45, maio.-ago. 2023.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 2ª Ed. Campinas: Papirus, 2007.
MOLDESKI, Daiane; GIRAFFA, Lúcia Maria Martins; CASARTELLI, Alam de Oliveira. Tecnologias Digitais, Formação Docente e Práticas Pedagógicas. Educação e Pesquisa, v. 45, p. 1-17, 2019.
NEVES, Liliane Xavier; OLIVEIRA, Victor Daniel Santos de. Intersemioses nos Festivais de Vídeos Digitais e Educação Matemática: uma análise de vídeos com conteúdo de Geometria. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 4, p. 1-21, 2023.
ROSA, Maria Virgínia de Figueiredo Pereira do Couto; ARNOLDI, Marlene Aparecida Gonzalez Colombo. A Entrevista na Pesquisa Qualitativa: Mecanismos para Validação dos Resultados. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
SANTOS, Bruno Rodrigues dos; BORGES, Filipe Batista; RODRIGUES, Alessandro Arraes; SOUZA, Hudson Sérgio de. A Evolução da Tecnologias: Vivendo uma Nova Era. In: Anais do XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica, Paranavaí, 2019, p. 1-4.
SANTOS, Daniel Tebaldi; SANTOS, Silvana Claudia dos; JAVARONI, Sueli Liberatti. O Conceito de Tecnologia e Seres-Humanos-Com-Mídias: Aspectos Epistemológicos da Cibernética e Educação Matemática. In: BORBA, Marcelo de Carvalho; XAVIER, José Fábio; SCHÜNEMANN, Tiele Aquino. (Org.). Educação Matemática: Múltiplas Visões Sobre Tecnologias Digitais.1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2023, p. 23-38.
SOUSA, José Raul de; SANTOS, Simone Cabral Marinho dos. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora: UFJF, v. 10, n. 2, p. 1396 - 1416, jul. - dez. 2020. ISSN 2237-9444. DOI: https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31559.