Concepções de licenciandos em Matemática sobre a formação inicial para o ensino com tecnologias digitais em uma universidade baiana

Conteúdo do artigo principal

Kaio César de Santana Ferreira
Liliane Xavier Neves
Rosane Leite Funato

Resumo

A utilização de tecnologias digitais na prática do professor de Matemática pode promover a aprendizagem, a partir da experimentação matemática, bem como favorecer uma atitude ativa do estudante no processo de aprendizagem. Porém, para que as tecnologias digitais façam parte efetivamente da prática docente é preciso que professores vivenciem experiências de ensino e aprendizagem com esses recursos em sua formação. Assim, essa pesquisa propôs investigar como licenciandos em Matemática têm vivenciado em sua formação a prática com tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem de Matemática. A fundamentação teórica está no constructo teórico seres-humanos-com-mídias. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo procedimento realizado foi a entrevista semiestruturada. Os participantes foram vinte estudantes do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz. O referencial analítico foi a Análise de Conteúdo. Da codificação emergente dos dados resultaram cinco categorias que representam as concepções dos entrevistados sobre a formação para o ensino com tecnologias digitais no referido curso de licenciatura, a saber: Visualização matemática e domesticação das mídias; Ausência das tecnologias na Educação Básica; Experimentação com tecnologias; Tecnologias digitais salvando o ensino de Matemática; e Reformulação do currículo e a formação continuada. Conclui-se que falta aos discentes a percepção de que as tecnologias condicionam a construção de conhecimento e possuem potencialidades que vão além do fator de motivação. Entre as sugestões dos participantes para um curso de licenciatura que prepare para o ensino com tecnologias digitais, estão a atenção para o currículo e a atualização dos professores formadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Ferreira, K. C. de S., Neves, L. X., & Funato, R. L. (2025). Concepções de licenciandos em Matemática sobre a formação inicial para o ensino com tecnologias digitais em uma universidade baiana. Revista Baiana De Educação Matemática, 6(1), e202501. https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.21740
Seção
Artigos - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Kaio César de Santana Ferreira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz

Liliane Xavier Neves, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação Matemática. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambiente Computacional (GPEMAC).

Rosane Leite Funato, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora Assistente do Depto de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Santa Cruz

Referências

ARAÚJO, Taiane de Oliveira Rocha; SILVA, Maria Deusa Ferreira da; OLIVEIRA, Mateus Souza de. Grupos de pesquisa da área de matemática que estudam sobre as tecnologias digitais. Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), 2022. DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.14787

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Qualitative Research for Education: An Introduction to Theories and Methods. 5. ed. Boston: Pearson Education, 1994.

BORBA, Marcelo de Carvalho. The future of Mathematics Education since COVID – 19: Humans -with-media or Humans – with – non – living – things. Education Studies in Mathematics, v. 108, p. 385 – 400, 2021.

BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

BORBA, Marcelo de Carvalho; SCUCUGLIA, Ricardo Rodrigues da Silva; GADANIDIS, George. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: Sala de Aula e Internet em Movimento. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

BORBA, Marcelo de Carvalho; SOUTO, Daise Lago Pereira; CANEDO JUNIOR, Neil da Rocha. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a Quinta Fase das Tecnologias Digitais. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

CORNÉLIO, Angelina. História da Tecnologia: Da Pré-História ao Metaverso. Use, 2021. Disponível em <https://usemobile.com.br/historia-da-tecnologia/>. Acesso em: 22 de abril de 2024.

D’AMBRÒSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 23ª Ed. Campinas: Papirus, 2012.

IANELLI, Alexandra Carmo Caceres; SILVA, Ricardo Rodrigues Scucuglia da. Imagem da Matemática e multimodalidade em vídeos do “Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática”. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, PR, Brasil, v.12, n.28, p.20-45, maio.-ago. 2023.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 2ª Ed. Campinas: Papirus, 2007.

MOLDESKI, Daiane; GIRAFFA, Lúcia Maria Martins; CASARTELLI, Alam de Oliveira. Tecnologias Digitais, Formação Docente e Práticas Pedagógicas. Educação e Pesquisa, v. 45, p. 1-17, 2019.

NEVES, Liliane Xavier; OLIVEIRA, Victor Daniel Santos de. Intersemioses nos Festivais de Vídeos Digitais e Educação Matemática: uma análise de vídeos com conteúdo de Geometria. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 4, p. 1-21, 2023.

ROSA, Maria Virgínia de Figueiredo Pereira do Couto; ARNOLDI, Marlene Aparecida Gonzalez Colombo. A Entrevista na Pesquisa Qualitativa: Mecanismos para Validação dos Resultados. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

SANTOS, Bruno Rodrigues dos; BORGES, Filipe Batista; RODRIGUES, Alessandro Arraes; SOUZA, Hudson Sérgio de. A Evolução da Tecnologias: Vivendo uma Nova Era. In: Anais do XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica, Paranavaí, 2019, p. 1-4.

SANTOS, Daniel Tebaldi; SANTOS, Silvana Claudia dos; JAVARONI, Sueli Liberatti. O Conceito de Tecnologia e Seres-Humanos-Com-Mídias: Aspectos Epistemológicos da Cibernética e Educação Matemática. In: BORBA, Marcelo de Carvalho; XAVIER, José Fábio; SCHÜNEMANN, Tiele Aquino. (Org.). Educação Matemática: Múltiplas Visões Sobre Tecnologias Digitais.1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2023, p. 23-38.

SOUSA, José Raul de; SANTOS, Simone Cabral Marinho dos. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora: UFJF, v. 10, n. 2, p. 1396 - 1416, jul. - dez. 2020. ISSN 2237-9444. DOI: https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31559.