Chamada para publicação em seção temática - Dossiê - 2023

2023-01-30

Ementa:

Fatores individuais intervenientes no processo de aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais

Organizadoras:

Aline Silva Gomes
Doutora em Língua e Cultura – UFBA
Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens – UNEB

Maria Luisa Ortíz Alvarez
Doutora em Linguística Aplicada – UNICAMP
Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística – UNB


Com base nos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada (LA), neste dossiê temático tem-se por objetivo reunir textos que abordem acerca de diferentes fatores individuais intervenientes na aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais. Entende-se a LA como um campo de estudo autoconsciente que se preocupa em encaminhar soluções sistemáticas para questões reais de uso de linguagem. À vista disso, acredita-se que desenvolver pesquisas sobre o papel das diferenças individuais que incidem na aprendizagem de línguas é uma questão que merece um tratamento cuidadoso, objetivo e explícito da parte dos linguistas aplicados.

Ao analisar as investigações que vêm sendo realizadas no Brasil, nas últimas décadas, na referida área, observa-se que ainda há uma carência de estudos sistemáticos relativos aos fatores individuais envolventes no processo de aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais. Em outras palavras, trata-se de um tema que faz parte da agenda da LA que precisa ser mais bem explorado.

Ressalta-se a importância desta proposta, em relação ao ponto de vista científico, dado que visa contribuir de forma cumulativa para a área de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais. Em linhas gerais, este dossiê abordará o tema proposto a fim de obter uma melhor compreensão acerca do papel das variáveis individuais que interferem na aprendizagem de línguas. Assim, se busca contribuir de modo a superar diferentes lacunas existentes acerca do tema escolhido, dando voz a diferentes estudos.

Considera-se este dossiê relevante, também, não apenas para a área acadêmica e científica em que se insere, mas, principalmente, para a área social, pois tem como propósito contribuir, de alguma maneira, para a melhoria do processo formativo de aprendentes e de futuros professores de línguas, em diferentes contextos educacionais.

Nesta chamada da Babel – Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras –, um periódico acadêmico editado pelo Departamento de Linguística, Literatura e Artes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB, Campus II), se acolhe artigos originais resultantes de estudos que abordem a influência dos seguintes fatores individuais: motivação; estratégias da aprendizagem; autonomia; autoestima; ansiedade; idade, atitude e crenças. Contudo, vale ressaltar que esta publicação poderá abarcar pesquisas sobre outras variáveis individuais que incidem na aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais.

Esta edição temática reunirá manuscritos como esse foco, sem restrições de natureza metodológica.

Os textos em acordo com esta ementa devem ser submetidos no período de 01-fev/2023 a 31-jul/2023. Todo processo ocorre no próprio sistema da revista. Não serão aceitos materiais enviados por e-mail.