Aprendizagem, uso da libras e identidades surdas Um estudo com jovens e adultos surdos do município de Alagoinhas (BA)

Autores

  • Dilcinéa dos Santos Reis Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.

Resumo

Resumo: O mundo das pessoas surdas não é um mundo de sons; é um mundo visual. Elas percebem os acontecimentos através da visão, compreendem o mundo através do olhar. Tomando como base esse princípio, apresento a pesquisa intitulada: Aprendizagem, uso da LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais e identidades surdas: um estudo com jovens e adultos surdos do município de Alagoinhas-Ba, o qual tem como pergunta investigativa: Como a aprendizagem e uso da LIBRAS se relacionam com a construção de identidades e vivências de jovens e adultos surdos e como contribuem pra sua inserção social? O objetivo geral consiste em compreender como a aprendizagem e uso da LIBRAS se relacionam com a construção de identidades surdas com suas vivências no mundo e inserção social de jovens e adultos surdos, que se desdobra nos seguintes objetivos específicos: caracterizar a LIBRAS e como se apresenta na vida de jovens e adultos surdos de Alagoinhas/Ba; conhecer histórias de vida de jovens e adultos surdos, a fim de compreender como suas identidades se constroem na relação com outros surdos e com ouvintes no contexto social; e depreender o impacto da aprendizagem e uso da LIBRAS na vida dos jovens, adultos surdos e nas suas possibilidades de inserção social. A pesquisa é de abordagem qualitativa e faz uso da observação, entrevistas em LIBRAS e vivência com os surdos, como técnicas de registro de dados. No que se refere à fundamentação teórica, utilizo teóricos da Língua de Sinais, como: Strobel (2007), Perlin (2002), Quadros (2007); dos estudos culturais, como Hall (2007); e da linguística aplicada indisciplinar , como Lopes (2007).
Palavras-chave: LIBRAS. Identidades. Jovens e Adultos Surdos.

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Publicado

2019-11-22