Estudo das práticas de ensino da leitura literária para educação infantil no curso de licenciatura em pedagogia

Autores

  • Fabio Fernandes Barreto de Carvalho Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.

Resumo

Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal analisar as práticas de ensino da Leitura literária para Educação infantil desenvolvidas no curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Santo Antônio em Alagoinhas-BA com o intuito de identificar como são construídos através do currículo e da atividade docente os saberes para o ensino da leitura literária na formação do pedagogo. Para consecução desse objetivo pretendemos analisar no currículo do curso, os componentes voltados para o ensino da leitura literária, em seguida identificar nos planos de curso a pertinência do ensino da literatura para a formação do pedagogo e consequentemente, cotejar as práticas de ensino literárias com a proposta de formação do curso de Pedagogia. Este estudo se justifica por trazer à luz das discussões uma problemática de contornos nebulosos, isto é: a inquietação do estudante de pedagogia com a sua formação no tocante ao preparo para enfrentar o processo de iniciação da criança no mundo da leitura e da escrita. Face a essa exposição, a pesquisa que ora se apresenta é de natureza qualitativa com abordagem documental, observação in loco, promoção de vivências literárias que se caracterizam como uma proposta de coleta de dados.
Palavras-chave: Leitura. Literatura. Formação.

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Publicado

2019-11-22