Narrativas de si e o processo formativo da docência em língua inglesa

Autores

  • Jamile de Oliveira Silva Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.

Resumo

Resumo: O presente trabalho tem-se como objetivos: compreender como o Estágio curricular contribui com a identidade docente do professor de Língua Inglesa; investigar como o contexto do estágio favorece para a formação de um professor pesquisador; analisar a percepção dos discentes acerca do Estágio Supervisionado em Língua Inglesa na construção de uma identidade docente; refletir como as experiências vivenciadas no estágio dialogam com as teorias estudadas na licenciatura em Língua Inglesa. No decurso da pesquisa, tenho me apropriado dos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa, com ênfase ao método (auto)biográfico por se tratar de trajetórias formativas de estudantes em formação docente. Para a coleta de dados, estamos utilizando a entrevista narrativa de quatro estudantes do componente Estágio Curricular Supervisionado quatro vinculados ao curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas na Universidade do Estado da Bahia, campus II. Apropriamo-nos dos pressupostos teóricos metodológicos da pesquisa qualitativa, Bauer e Gaskell (2008), autores da pesquisa (auto)biográfica, Souza(2006),Nóvoa e Finger (2010),Delory-Momberger (2008,2012,2014),Josso (2004),da entrevista narrativa, Ricoeur(2006),Martins et al(2017), Clandinin (2015). A pesquisa traz como base teórica estudos da formação docente, Tardif (2014), Gatti (2010), Nóvoa (2000),Candau (2014), Freire(1979),no campo do estágio como dispositivo de formação Pimenta(2012),Pimenta e Almeida(2011), Ghedin (2015),Pereira et al(2016), trajetórias e seus processos de letramentos Takaki e Maciel(2017),Pereira et al(2018),Kleiman(2014),Soares(2004),Street(1984).Para discutir a prática de ensino de língua inglesa, apresentamos conceitos dos seguintes autores: Leffa (2009), Paiva (2009), Moita Lopes(2006), Rajagopalan (2006), Kumaravadivelu (2006), Lima(2009),(2011), como prática pedagógica crítica no ensino de Língua Inglesa, diante das demandas que a contemporaneidade tem apresentado no ensino escolar, na perspectiva de língua internacional. Esperamos ao final da pesquisa poder contribuir com o processo formativo de Língua inglesa na Universidade e na comunidade (escolas de Alagoinhas) com o intuito de fortalecer o processo de formação proporcionando mais segurança a estes futuros profissionais na sala de aula.
Palavras-chave: Formação docente. Narrativas. Língua inglesa.

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Publicado

2019-11-22