CAMINHOS PARA CONSTRUÇÃO E COMPREENSÃO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EJA POR MEIO DA PESQUISA: UM ESTUDO NAS TURMAS DO PROEJA DO IFBAIANO CAMPUS CATU- BA

Autores

  • Sônia da Silva Cabral Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.

Resumo

O presente trabalho visa apresentar, de forma resumida, a proposta inicial do Projeto de Pesquisa que será desenvolvido durante o percurso da autora no Mestrado em Crítica Cultura da Universidade do Estado da Bahia- UNEB (Campus Alagoinhas), trazendo as primeiras aspirações que justificam o interesse pela escolha do tema, seus estudos iniciais e as contribuições da Linha Crítica Cultural no aprofundamento dos estudos. Ao escolher trabalhar com o tema Práticas de Letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA), aplicado a um curso técnico de Educação Profissional, modalidade PROEJA, buscou-se não só identificar os principais problemas enfrentados por esse público no desenvolvimento de práticas de leituras e escritas, mas sobre uma prática que vise emancipar esses sujeitos, enquanto cidadãos, e portadores de direitos sociais, que tem expectativas e sonhos enquanto adultos das classes trabalhadoras, que visam conquistar melhores espaços no mundo do trabalho. Portanto, as práticas de letramento pensadas para esse projeto estão respaldadas em uma concepção humanizadora e emancipadora, que compreende o público da EJA enquanto sujeitos históricos, conscientes da sua realidade, do seu contexto, da produção da sua cultura, como forma de crescimento, aquisição de experiências e valorização de suas vidas. Para discutir essa proposta, dividiu-se esse texto em quatro partes que buscam articular a construção inicial deste percurso de pesquisa, que ainda encontra-se inconcluso e consciente da necessidade de mais fundamentação teórica.

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Publicado

2018-04-12