LITERATURA, GÊNERO E DIVERSIDADE: UM OLHAR SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Nadja Silva Brasil Santos Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.

Resumo

A pesquisa em andamento pretende analisar, por amostragem, textos literários contidos nos livros Didáticos de Língua Portuguesa do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental II, com o intuito de identificar como a questão de Gênero é apresentada na seleção de textos que servirão de instrumento de ensino e aprendizagem da língua e da literatura brasileiras. Para consecução do objetivo geral definimos levantar uma amostra de cada série, selecionar textos de autoria feminina e textos de autoria masculina que tematizam o perfil de mulher, categorizar a tipificação de textos selecionados, identificar as marcas textuais que elaboram o perfil de mulher, analisar o corpus selecionado e estabelecer uma reflexão sobre o papel que o livro didático desempenha na promoção da consciência da questão de gênero na formação dos estudantes. Assim, a pesquisa será de natureza qualitativa, de abordagem bibliográfica e utilizaremos como corpus de análise, textos literários de livros didáticos de Língua Portuguesa, que serão tratados na perspectiva da análise de conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-04-12