O PROCESSO SOCIOCULTURAL DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Resumo
Este trabalho tem por objetivo investigar de que forma as contribuições científicas, envolvendo as noções de variação da língua e os seus usos socioculturais, auxiliam na construção da identidade linguística do docente de Língua Portuguesa e interferem na sua prática pedagógica. Para isto, será realizada uma pesquisa de campo que se desenvolverá em duas etapas: na primeira , sucederá um levantamento em três escolas do Ensino Fundamental I no município de Alagoinhas, Bahia, a fim de identificar a atuação em sala de aula de professores que detêm conhecimentos teóricos relativos à variabilidade da língua e, na segunda etapa, aplicar-se-á uma entrevista semi-estruturada, confrontando, assim, o discurso dos indivíduos à prática observada. Tem-se como hipótese que as políticas de regulamentação da língua pelo Estado, presentes no ensino de língua portuguesa, configuram uma identidade linguística tanto de professores, quanto de alunos, baseada no ensino da norma padrão, devido ao seu lugar na política linguística vigente no país.