A PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA LOCAL: TEMÁTICAS AFINS

Autores

  • Marcela Ferreira Lopes Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.

Resumo

Como parte dos estudos desenvolvidos para a pesquisa da dissertação, neste trabalho discute-se o argumento de que o cinema nacional brasileiro – entendido aqui como produções audiovisuais inseridas num contexto mundial, intercultural e que tentam preservar formas narrativas genuinamente locais – apropria-se mais obstinadamente de algumas temáticas como as relacionadas à seca no nordeste e as de caráter histórico, seja para construir uma tradição e, portanto, alinhavar ideologicamente uma história comum a esta cinematografia, seja para fortalecer o imaginário coletivo de nação através de seus produtos na medida em que fomenta a noção de que há elementos genuinamente brasileiros e locais a serem preservados. Que horas ela volta? (2015), de Anna Muylaert, é o filme escolhido para desenvolver as discussões, uma vez que é a mais recente produção local a chamar a atenção da mídia e dos espectadores e, por esse motivo, tem sido tratado como um trabalho com força suficiente para revigorar as discussões em torno de aspectos comuns da sociedade brasileira, a exemplo do trabalho doméstico e seus desdobramentos. Adorno (2005), Bernardet (2007) e Yúdice (2004) são alguns dos referenciais teóricos dispensados a este estudo.

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Publicado

2018-04-12