INDISCIPLINA OU TRANSGRESSÃO: AS CONTRADIÇÕES DO DISCURSO HEGEMÔNICO NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ALAGOINHAS (BA)

Autores

  • Francinéia Santana de Oliveira Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.

Resumo

Este texto tem como propósito apresentar a problemática do projeto de pesquisa, cujo título é “Indisciplina ou Transgressão: As contribuições do discurso hegemônico na relação professor-aluno em uma Escola Pública de Alagoinhas (BA)”. A intenção é analisar o discurso do sujeito aluno de uma escola do Ensino Fundamental do munícipio de Alagoinhas (BA), que se contrapõe à estrutura disciplinar da instituição Escola. Para tanto, tomou-se como aporte teórico, no campo da crítica cultural, os estudos de Derrida (2001) que questionam os discursos binários e hierárquicos, propondo uma desconstrução a partir da atividade de inversão e do deslocamento dos discursos; Mignolo (2008) quando ele nos convida à “Desobediência Epistêmica”, a “aprender a desaprender”, a olhar em diversas perspectivas; o pensamento rizomático de Deleuze e Guattari (1997), que tem como princípio as construções discursivas, que podem ser modificadas e ressignificadas a todo tempo; nos estudos de Foucault (2004), por meio dos quais ele analisa as formas de poder que permeiam a sociedade. No campo da pedagogia tomar-se-á como suporte Aquino (1996), que discute o conceito de indisciplina. No que diz respeito à psicologia, o trabalho respaldar-se-á em Skinner (1953/2001), que define o comportamento como o resultado da interação organismo-ambiente, dentre outros teóricos. Desta forma, é possível concluir que o estudo ensejado neste projeto promoverá um repensar (es) sobre o conceito de indisciplina e suas implicações na relação professor-aluno.

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Publicado

2018-04-11