O CURRÍCULO DE ESCOLAS DE CRUZ DAS ALMAS (BA) E O DIÁLOGO COM A LEI 10.639/03: UMA PROPOSTA DE QUALIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.

Autores

  • Alisson Gomes da Silva Nogueira Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.

Resumo

Este projeto de pesquisa se propõe a ampliar os olhares sobre as práticas pedagógicas, levando em consideração à implementação da lei 10.639/03, em escolas de nível fundamental II, na cidade de Cruz das Almas — BA, elegendo como locus da pesquisa a escola Centro Educacional Cruzalmense (CEC), a qual foi escolhida por ser uma das mais disputadas dentro do ensino público pela população local. Não pretendo delimitar a aplicabilidade da lei às disciplinas das Ciências Humanas e linguagens, mas buscar perceber de que forma a escola, em todos os âmbitos, constrói espaços de formação para além do currículo oficial visando o cumprimento da lei 10.639/03. Para isso, proponho a observar a escola em sua estrutura física e curricular, bem como as práticas pedagógicas desenvolvidas, além de analisar a documentação de que dispõe. Por isso demarco como recorte temporal os anos que sucederam a implementação da lei 10.639/03, de 2003 até 2016.

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Publicado

2018-04-11