Saberes docentes e a lei 10.639/03: problemas e desafios no ensino da história africana e da cultura afro-brasileira nas escolas públicas de Alagoinhas-Ba

Autores

  • Edite Nascimento Lopes Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.

Resumo

Para melhor entendimento deste trabalho, se fazem necessários os questionamentos presentes. Qual África é ensinada aos estudantes do município de Alagoinhas? O que está sendo inserido na prática pedagógica desses docentes? Por quais instituições foram formados? Tiveram acesso a livros específicos sobre o continente africano? Puderam enxergar além das estereotipias que os estimulam, ainda hoje, nos livros didáticos, sobre o continente africano? Como compreendem o conceito de Cultura afro-brasileira no contexto atual? Para além destes questionamentos, sabe-se que a história da África foi relegada ao esquecimento ou a subalternização da sua relevância no palco das ações humanas. Representações construídas, em geral, a partir da percepção exterior, assentadas em mitos e preconceitos diversos romperam a barreira do tempo, foram reformuladas, incorporaram novos esquemas e confluíram para odesenho da imagem da África que nos chegam até hoje pelos mais diversos mecanismos. Incluindo nesse rol, as práticas pedagógicas dos professores. Mesmo com a regulamentação do ensino da História da África a partir da promulgação da Lei 10.639/03, há onze anos, percebe-se que o não-cumprimento do dispositivo legal ou abordagens simplistas e deturpadas do tema ainda são eminentes em algumas escolas. Essa situação persiste, pois muitos professores ainda não foram instrumentalizados para responder a nova demanda que foi gerada a partir da promulgação da lei supracitada. Para se chegar a essas reflexões, foram realizadas entrevistas, com os docentes da rede pública de ensino, no referido município, além de observações das aulas em que se abordava o ensino da cultura afro-brasileira e africana.

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Publicado

2018-04-08