Cordel: leitura e letramento na educação de jovens e adultos

Autores

  • Sílvia Gomes De Santana Velloso Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.

Resumo

Os gêneros textuais relacionados à oralidade ainda conferem pouca relevância no trabalho em sala de aula. Todavia é importante destacar os possíveis diálogos que estes entrelaçam com determinado público que o recepciona, podendo, assim, potencializar as práticas de leitura e produção textual em sala de aula. Nesse sentido, este trabalho visa a discutir a literatura de cordel, poética oral marginalizada por décadas e ligada a segmentos sociais desprivilegiados socialmente, como instrumento de leitura e letramento na Educação de Jovens e Adultos - EJA. Parte-se da hipótese de que, por dialogar, enquanto linguagem e conteúdo, com as vivências desse grupo de educandos, o cordel pode aproximá-los do impresso e despertar-lhes o gosto pela leitura. Assim, serão apresentadas algumas discussões levantadas a partir de uma pesquisa qualitativa, delineada como estudo de caso, utilizando os métodos bibliográfico e documental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-04-08