Currículo e formação de professores/as de línguas para educação das relações étnico- raciais

Autores

  • Selma Maria Batista de Oliveira Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.

Resumo

Resultante dos anseios sociais e de uma longa luta dos movimentos negros, as Ações Afirmativas, no Brasil, vêm materializar o desejo de muitos/as educadores/as que conviviam com um modelo de ensino pautado na cultura hegemônica, que não valorizava a identidade negra na formação histórico-cultural do país. Uma perspectiva pós-colonial exige um currículo multicultural que não separe questões de conhecimento, cultura e estética de questões de poder, política e interpretação. Nesse paper, trazemos um breve cotejo que apresenta uma imagem do andamento da pesquisa e das reflexões teórica iniciais do estudo. Teoricamente, utilizamos algumas contribuições da linguística aplicada e dos estudos culturais, no intuito de compreender aspectos das relações étnico-raciais relacionados à formação de professores/as de línguas.

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Biografia do Autor

Selma Maria Batista de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.

Doutora em Comunicação e Semiótica, Universidade do Estado da Bahia, Brasil.

CV: http://lattes.cnpq.br/1693226899388697

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Publicado

2018-04-08